A preparadora Alpina, especializada nos automóveis da BMW, foi comprada pelo Grupo BMW, tornando-se mais uma das marcas da companhia germânica.

Ao longo de mais de meio século, a BMW e a Alpina têm cooperado em diversos projetos com base numa relação de confiança de alto nível. Enquanto marca de nicho, a Alpina tem levado a cabo diversos projetos desportivos mais extremos com base em automóveis da BMW, com este novo passo na relação entre as duas companhias a refletir também a transformação da indústria automóvel para a eletrificação e regulações mais estritas a nível global, particularmente em termos de emissões, software e tecnologias de assistência à condução, que são entendidas como elementos de risco para os pequenos construtores.

A conclusão deste acordo está ainda sujeito a várias condições, nomeadamente à avaliação das autoridades da concorrência, não havendo informações públicas quanto aos valores envolvidos. Por outro lado, mantém-se a cooperação de longo termo entre as duas marcas, ampliada no final de 2020 por mais cinco anos.

A cooperação vai prosseguir, de acordo com as marcas, mas de uma forma diferente. Os carros da BMW vão continuar a ser transformados e vendidos pela Alpina até ao final de 2025, seja no motor, transmissão, chassis, aerodinâmica ou equipamento interior. Os veículos da BMW Alpina são já pré-construídos nas fábricas da BMW antes de serem sujeitos à construção final nas oficinas de Buchloe, onde os serviços de revisão, fornecimento de componentes e de acessórios para os Alpina já em circulação serão mantidos.

Porém, no final de 2025, o programa de veículos produzidos pela Alpina será descontinuado, o que terá implicações nos postos de trabalho atualmente existentes em Buchloe. A BMW adianta que irá ajudar a Alpina a fazer os ajustes necessários para os seus trabalhadores em Buchloe, fazendo até ao final de 2025 uma avaliação dos trabalhadores e efetuar uma potencial transição para um novo posto no Grupo BMW daqueles que não irão continuar na Alpina.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.