Num dos conjuntos mais variados de automóveis sujeitos a testes de segurança, a Euro NCAP revelou que dos 14 modelos sujeitos a testes de colisão, apenas três falharam as cinco estrelas equivalentes à pontuação máxima. Em destaque nestes testes estiveram mais alguns modelos de marcas chinesas, bem como uma grande quantidade de modelos elétricos, com destaque para o Lucid Air.

Neste mais recente lista de modelos sujeitos a testes de colisão, a Euro NCAP destaca a multiplicidade de propostas, com diferentes tipologias como berlinas, compactos, monovolumes e pick-ups.

Com cinco estrelas e uma prestação muito interessante nos testes de colisão, o monovolume Maxus MIFA 9 conquistou a nota mais elevada na proteção aos ocupantes adultos, com 93%, valor que ficou à frente dos Mercedes-Benz GLC e Volkswagen ID.Buzz, ambos com 92%.

Um registo que evidencia muito bem os progressos feitos pelas marcas chinesas enquanto preparam o seu ataque à Europa. A este respeito, também o Chery OMODA5 e o MG 4 conquistaram as cinco estrelas, pertencendo ambas as marcas ao grupo chinês SAIC.

Já referidos, o GLC e o ID.Buzz também alcançaram as cinco estrelas, bem como o Lucid Air, uma berlina 100% elétrica que também irá chegar em breve ao continente europeu. O Lexus RX foi outro dos modelos a alcançar as cinco estrelas, com este modelo a ser aquele que melhor apreciação teve nas tecnologias de segurança, com 91%, ao passo que o ID.Buzz foi novamente o segundo, com 90%.

Também no lote dos modelos com cinco estrelas estão o Land Rover Discovery Sport e o Skoda Octavia, em espetros totalmente distintos de filosofia de carroçaria – um TT robusto e uma berlina familiar.

As ‘primas’ Ford Ranger e Volkswagen Amarok também se equiparam no resultado de cinco estrelas, mostrando que também as pick-ups são, atualmente, modelos extremamente seguros em caso de colisão e bem equipados tecnologicamente.

Por fim, os igualmente aparentados Peugeot 408 e Citroën C4 X ficaram apenas com quatro estrelas, a mesma classificação que foi dada aos novamente testados Ford Puma e Volkswagen Touran.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.