Dois carros nipónicos ocupam a lista dos mais fiáveis, de acordo uma tabela revelada pelo site da revista britânica What Car?, que procurou saber junto dos seus leitores a quantidade de problemas dos seus veículos com idade de um a quatro anos. Os menos problemáticos? O Suzuki SX4 S-Cross e o Toyota Yaris.

O Inquérito de Fiabilidade What Car? é uma tabela anual feita por aquela revista, analisando 159 modelos de 31 marcas, sendo o resultado de mais de 18.000 proprietários de automóveis. Tanto o Suzuki como o Toyota obtiveram uma pontuação máxima: 100% na lista de fiabilidade.

Sobre o S-Cross, a publicação revela que “nem um único” causou problemas aos seus proprietários, com muitos dos inquiridos a indicarem que o seu aspeto favorito do Suzuki é a “durabilidade”. Já sobre o Yaris, igual veredicto, sem “uma única queixa” registada. Com efeito, revela a What Car?, quatro em cada dez Yaris apontam a fiabilidade como ponto favorito do seu carro (embora o Yaris Hybrid esteja mais abaixo na lista, com 98,2%). No segmento dos utilitários, nota ainda para a prestação da Honda, que coloca os seus dois Jazz nos dois outros lugares do pódio. O Jazz de última geração em segundo e o de geração anterior em terceiro.

O lugar mais baixo do pódio da fiabilidade (no geral) foi ocupado por mais um modelo nipónico, neste caso, o Nissan Leaf (2011-2017), que foi também o melhor dos elétricos com um total de 99,7%. Na quarta posição, o Toyota RAV4 (99,6%), ao passo que o melhor dos europeus na lista é o Volvo V60 de 2010-2018 (99,3%), na quinta posição.

Tesla desaponta

O modelo menos fiável, de acordo com os resultados do estudo, é o Tesla Model S, com um valor modesto de 50,9%, a rasar a ‘negativa’, com a grande maioria das ‘queixas’ a irem para a carroçaria (30%), eletrónica não relacionada com o motor (19%), revestimentos interiores (7%), suspensão (7%) ou ar condicionado (4%). Entre as situações reportadas, há quem indique estruturas dos bancos deformadas, pegas das portas partidas ou falhas nos sensores de estacionamento. Mais de metade dos veículos estiveram na garagem por, uma semana, pelo menos, e algumas reparações chegaram a superar as 1500 libras esterlinas.

O segundo automóvel menos fiável, conforme apontado pelos inquiridos, é o Range Rover, mas com 67,3%.

A Mercedes-Benz está entre o melhor (Classe E, de 2009 a 2016, no segmento de luxo, com 92,4%, e Classe B nos MPV com 95,9%) e o menos bom (Classe C com 83,1%), enquanto a BMW triunfa nos desportivos e coupés, com o seu Série 2 Coupé.

Marcas japonesas são as mais fiáveis

No que toca à avaliação de fiabilidade por marcas, numa análise de carros entre os um e os quatro anos, as marcas japoneses continuam a não deixar os seus créditos por mãos alheias. A Suzuki é a marca mais fiável, com 97,7% de votos favoráveis, logo à frente da Lexus (97,5%), que mostra uma posição muito forte na fiabilidade, em especial com o seu CT200h. A terceira marca mais fiável é a Toyota, com 96,8%, também muito forte na fiabilidade. Kia, Mitsubishi e Subaru seguem-se na tabela, com 95,8%, estando a Skoda em sétimo, com 95,6%.

Entre outras notas, além dos bons resultados obtidos pela Alfa Romeo, que teve um resultado de 95,5% (oitavo posto), destaque para a inclusão pela primeira vez da Tesla nesta tabela, embora fique na última posição, apenas com 57,3%, sendo o Model S o pior de todos os elétricos avaliados.

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