Embora ainda esteja a crescer, o ritmo do mercado automóvel em Portugal está a demonstrar sinais de desaceleração. De acordo com os mais recentes dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), as vendas de veículos automóveis subiram 5,2% face a igual período do mês passado, traduzindo uma quebra na área dos pesados e um abrandamento nos ligeiros de passageiros.

As vendas de veículos automóveis totalizaram 21.715 unidades, um registo positivo, mas que a ACAP refere estar “longe das performances registadas nos três últimos anos”.

Em termos acumulados, nos dois primeiros meses do ano foram comercializados em Portugal 39.766 veículos automóveis, o que representa uma variação homóloga positiva de 7,1%.

Por tipos de veículos, os ligeiros de passageiros cresceram apenas 4,6%, ou seja, um total de 18.680 unidades, sendo que nos dois primeiros meses do ano, as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 33.889 unidades, uma variação positiva de 6,0% relativamente a período homólogo de 2016.

Quanto aos veículos comerciais ligeiros, foram vendidos em Portugal no mês de fevereiro 2.524 veículos comerciais ligeiros, o que representou um crescimento de 14,1%. No cômputo dos dois meses assiste-se a um aumento de 19,9%, com um total de 5.096 veículos vendidos.

image003-2

Por fim, é nos veículos pesados que a queda foi mais acentuada: em fevereiro, assistiu-se a um decréscimo de 15,6% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 331 veículos desta categoria. Nos dois primeiros meses de 2017 as vendas situaram-se em 781 unidades, o que representou um decréscimo do mercado de 12,8%relativamente ao período homólogo de 2016.

Renault de volta ao topo

Por marcas, o mês de fevereiro trouxe, uma vez mais, a Renault para o topo da tabela de vendas, com a marca francesa a vender no segundo mês do ano um total de 2.938 veículos ligeiros de passageiros, um aumento de 31,1% face ao mesmo mês do ano passado.

Seguiram-se Peugeot (2.055), Volkswagen (1.435) e Mercedes-Benz (1.345), sendo também estas as quatro primeiras marcas da tabela acumulada dos dois meses de vendas. A Renault, no topo, vendeu já 4.413 unidades em 2017, um aumento de 32,2% face ao mesmo período do ano transato, seguindo-se a Peugeot, com 3.530 unidades vendidas, e a Mercedes-Benz, com 2.786 registos. A Volkswagen surge em quarto lugar, não muito longe, com 2.653 unidades vendidas, à frente de BMW (2.593) e da Opel (2.001).