As vendas automóveis em Portugal fecharam o ano de 2016 com um total de 247.343 exemplares comercializados, entre ligeiros, comerciais e pesados, o que representa uma variação homóloga positiva de 15,8%, de acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Aquela entidade indica que este “poderá constituir o culminar de um processo de recuperação do mercado após as fortes quebras registadas no período de crise”, alertando, no entanto, para um potencial de crescimento mais moderado nos próximos anos, refletindo unicamente as dinâmicas da economia e do emprego depois de se ter regressado a números próximos aos do período anterior à crise de 2009.

De forma previsível, atendendo à procura de negócios de final de ano por parte de muitos clientes, o mês de dezembro foi particularmente bem-sucedido, com 22.162 automóveis vendidos no último mês do ano, mais 28,1% do que em igual período de 2015.

Em termos detalhados, o mercado de automóveis ligeiros de passageiros, o mais relevante, fechou o ano com um total de 17.003 automóveis vendidos no mês de dezembro, ou seja, mais 29,4% do que no mês homólogo do ano anterior. No total do ano de 2016 as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 207.345 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 16,2% relativamente a período homólogo de 2015.

No que diz respeito aos veículos comerciais ligeiros (VCL), no mês de dezembro foram vendidos em Portugal 4.551 exemplares, o que representou um crescimento de 22,1%. No período de janeiro a dezembro de 2016 o mercado ascendeu a 34.874 veículos, o que representou um aumento de 13,0% face ao período homólogo do ano anterior.

Por fim, o mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, teve um forte crescimento no mês de dezembro na ordem dos 41,1% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 608 veículos desta categoria. No total do ano de 2016 as vendas situaram-se em 5.124 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 19,4% relativamente ao período homólogo de 2015.

Renault voltou a liderar

Repetindo uma posição que já lhe é bem conhecida, a Renault voltou a ser a marca mais vendida de Portugal, fechando o ano de 2016 com um total de 25.861 unidades matriculadas, ou seja, mais 26,5% do que no ano anterior. Seguiram-se a Peugeot, com um total de 19.864 unidades vendidas para um crescimento de 19,9%, e a Volkswagen, esta última com um valor de estagnação: 17.031 unidades vendidas para um crescimento de apenas 0,8%.

A melhor das Premium surge na quarta posição, com a Mercedes-Benz a vender 15.308 exemplares, um aumento de 13,2% em relação ao ano de 2015, ao passo que a BMW surge em quinto, com um acumulado de 14.261 unidades vendidas, mais 10,6% do que em 2015.