O mercado automóvel continua a dar fortes sinais de crescimento em Portugal, com o mês de maio a trazer consigo uma subida de 13,5% face a igual período do ano passado, de acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que apontam para um total de 27.171 unidades matriculadas.

Todas as categorias de veículos voltaram a crescer no quinto mês do ano de 2017, consolidando a tendência observada no mês anterior, com especial destaque para os ligeiros, nota aquela associação que, em termos acumulados, contabiliza já 119.291 veículos automóveis novos a circular nas estardas, o que representou uma variação homóloga positiva de 7,8%.

O setor dos automóveis ligeiros de passageiros teve um crescimento de 13,4%, o que se traduziu num total de 23.652 unidades registadas em maio, enquanto de janeiro a maio a subida é de 7,4%, compreendendo 102.351 veículos novos deste género a circular nas estradas.

Quanto aos Comerciais Ligeiros (VCL), no mês de maio foram vendidos 3.118 veículos, o que representou um acréscimo de 15,5% face ao mesmo período do ano passado. No cômputo de 2017, o mercado ascendeu a 14.908 veículos, o que representa um aumento de 11,6% face a 2016.

Por último, no segmento dos veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em maio verificou-se um crescimento de 3,9% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 401 veículos desta categoria. Nos cinco primeiros meses de 2017 as vendas situaram-se em 2.032 unidades, o que representa um ligeiro acréscimo do mercado de 0,4% relativamente ao período homólogo de 2016.

Nas marcas, Renault acentua liderança

No que diz respeito às vendas por marcas, o mês de maio voltou a ter na Renault a marca mais vendida, com 3.494 unidades, consolidando dessa forma a sua liderança também no quadro do acumulado entre janeiro e maio de 2017, no qual vendeu já mais 27,9% do que em igual período do ano passado.

Regressando aos dados de maio, a Renault teve um crescimento de 31,5%, enquanto a Peugeot voltou a ficar com a segunda posição de vendas, com uma subida homóloga de 14,9% respeitantes a 2.335 veículos matriculados. A terceira ‘força’ volta a ser a Volkswagen, com 1.919 unidades matriculadas num decréscimo de meros 0,3% face ao mês de maio de 2016, no qual vendeu 1.925 unidades.

Na quarta posição do mês de maio surge a Fiat, com mais uma prestação muito positiva em termos comerciais, verificando-se uma subida de 14,2% (1.565 unidades), firmando igualmente o seu sexto lugar em termos de tabela acumulada.

Pouco atrás ficou a BMW, que teve um crescimento de 8,7% (1.527 unidades), sendo desta feita a melhor das marcas Premium alemãs, enquanto a Nissan foi outra das marcas que esteve em grande destaque no mês de maio, sentindo-se alguns dos efeitos da chegada do Micra. A marca nipónica cresceu 36,5% face ao mesmo mês do ano passado, registando 1.459 unidades e batendo a Mercedes-Benz, que ficou com o sétimo melhor registo de maio, com 1.444 unidades vendidas, num crescimento mais ligeiro de 3,4%. Seguem-se a Opel, esta com um ligeira perda de -7,5% (1.315), e a Citroën, cabendo a esta um registo muito interessante de subida na ordem dos 15,2% (1.135).

Ainda no que diz respeito a marcas generalistas, o mês de maio foi bastante positivo para a Toyota, que teve um crescimento impressionante de 70,8%, fruto das suas campanhas e também da chegada do novo Yaris e do sucesso do C-HR. Outras marcas com bons registos em maio foram a Dacia (+46%), Volvo (+21,0%), Hyundai (+46,2%) e smart (+26,5%).

Quanto ao acumulado de janeiro a maio, se à Renault ninguém tira o primeiro lugar, a Peugeot está firme no segundo posto, com um aumento de 11,1% face ao mesmo período de 2016, sendo em conjunto com a Renault a única marca a superar a fasquia das dez mil unidades vendidas. Volkswagen ocupa o terceiro lugar, com 7.969 matrículas, num decréscimo de -2,7% face a 2016.

A Mercedes-Benz tem uma variação positiva de 4,8%, ao passo que a sua rival BMW surge em quinto com um crescimento em termos homólogos de apenas 0,1%. Descontando-se a Renault, a marca que mais ganhos apresentou entre janeiro e maio foi a Fiat, que é a sexta melhor e que tem uma subida de 17,1%. A Opel segue em sétimo, mas com uma perda ligeira de 4,4%, enquanto Nissan, Citroën e Ford, que vêm nas posições seguintes, têm ganhos de 16,6%, 7,6% e de 10,6%, respetivamente.