Todas as categorias de veículos voltaram a crescer no quinto mês do ano de 2017, consolidando a tendência observada no mês anterior, com especial destaque para os ligeiros, nota aquela associação que, em termos acumulados, contabiliza já 119.291 veículos automóveis novos a circular nas estardas, o que representou uma variação homóloga positiva de 7,8%.
O setor dos automóveis ligeiros de passageiros teve um crescimento de 13,4%, o que se traduziu num total de 23.652 unidades registadas em maio, enquanto de janeiro a maio a subida é de 7,4%, compreendendo 102.351 veículos novos deste género a circular nas estradas.
Quanto aos Comerciais Ligeiros (VCL), no mês de maio foram vendidos 3.118 veículos, o que representou um acréscimo de 15,5% face ao mesmo período do ano passado. No cômputo de 2017, o mercado ascendeu a 14.908 veículos, o que representa um aumento de 11,6% face a 2016.
Por último, no segmento dos veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em maio verificou-se um crescimento de 3,9% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 401 veículos desta categoria. Nos cinco primeiros meses de 2017 as vendas situaram-se em 2.032 unidades, o que representa um ligeiro acréscimo do mercado de 0,4% relativamente ao período homólogo de 2016.
Nas marcas, Renault acentua liderançaNo que diz respeito às vendas por marcas, o mês de maio voltou a ter na Renault a marca mais vendida, com 3.494 unidades, consolidando dessa forma a sua liderança também no quadro do acumulado entre janeiro e maio de 2017, no qual vendeu já mais 27,9% do que em igual período do ano passado.
Regressando aos dados de maio, a Renault teve um crescimento de 31,5%, enquanto a Peugeot voltou a ficar com a segunda posição de vendas, com uma subida homóloga de 14,9% respeitantes a 2.335 veículos matriculados. A terceira ‘força’ volta a ser a Volkswagen, com 1.919 unidades matriculadas num decréscimo de meros 0,3% face ao mês de maio de 2016, no qual vendeu 1.925 unidades.
Na quarta posição do mês de maio surge a Fiat, com mais uma prestação muito positiva em termos comerciais, verificando-se uma subida de 14,2% (1.565 unidades), firmando igualmente o seu sexto lugar em termos de tabela acumulada.
Pouco atrás ficou a BMW, que teve um crescimento de 8,7% (1.527 unidades), sendo desta feita a melhor das marcas Premium alemãs, enquanto a Nissan foi outra das marcas que esteve em grande destaque no mês de maio, sentindo-se alguns dos efeitos da chegada do Micra. A marca nipónica cresceu 36,5% face ao mesmo mês do ano passado, registando 1.459 unidades e batendo a Mercedes-Benz, que ficou com o sétimo melhor registo de maio, com 1.444 unidades vendidas, num crescimento mais ligeiro de 3,4%. Seguem-se a Opel, esta com um ligeira perda de -7,5% (1.315), e a Citroën, cabendo a esta um registo muito interessante de subida na ordem dos 15,2% (1.135).
Quanto ao acumulado de janeiro a maio, se à Renault ninguém tira o primeiro lugar, a Peugeot está firme no segundo posto, com um aumento de 11,1% face ao mesmo período de 2016, sendo em conjunto com a Renault a única marca a superar a fasquia das dez mil unidades vendidas. Volkswagen ocupa o terceiro lugar, com 7.969 matrículas, num decréscimo de -2,7% face a 2016.
A Mercedes-Benz tem uma variação positiva de 4,8%, ao passo que a sua rival BMW surge em quinto com um crescimento em termos homólogos de apenas 0,1%. Descontando-se a Renault, a marca que mais ganhos apresentou entre janeiro e maio foi a Fiat, que é a sexta melhor e que tem uma subida de 17,1%. A Opel segue em sétimo, mas com uma perda ligeira de 4,4%, enquanto Nissan, Citroën e Ford, que vêm nas posições seguintes, têm ganhos de 16,6%, 7,6% e de 10,6%, respetivamente.