Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+: Essência superdesportiva em SUV de luxo

A Mercedes-AMG diversifica a sua gama com mais uma oferta assente na gama GLS, o seu SUV de maiores dimensões. Com uma potência de 612 CV, o GLS 63 4MATIC+ assume-se como a expressão máxima de desportividade naquela gama, recorrendo a um motor V8 biturbo de 4.0 litros.

Apesar de todos os elementos de requinte deste SUV de luxo, cabe ao motor V8 AMG de 4.0 litros biturbo o papel principal neste GLS. Pela primeira vez, este bloco está equipado com um motor de arranque-alternador EQ Boost integrado. Este sistema combina um motor de arranque e um alternador numa única unidade elétrica potente, ofererendo 16 kW (22 CV) de potência e 250 Nm de binário adicionais.

Por outro lado, este componente, além de alimentar o sistema elétrico de 48 volts, também executa funções híbridas. Estas funções incluem o “boost”, a recuperação, a alteração dos pontos de mudança e também o arranque do motor de forma virtualmente impercetível com a função start/stop. Pela primeira vez, o motor de arranque-alternador EQ Boost é também responsável pelo controlo da rotação do ralenti do motor. Esta particularidade permite obter ainda a superior economia de consumos, ao mesmo tempo concedendo-lhe a possibilidade de alimentar de forma fiável os consumidores elétricos de bordo (por exemplo, as barras estabilizadoras ativas ou os elementos de aquecimento) com energia, garantindo sempre a disponibilidade de toda a potência para a condução.

Quanto a números, o motor V8 debita 612 CV, beneficiando ainda dos 22 CV suplementares do motor de arranque-alternador integrado – resultando num binário impressionante que pode chegar aos 850 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h demora apenas 4,2 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). O pack AMG Drivers, opcional, permite subir esta velocidade para os 280 km/h. A motorização está associada a uma caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift TCT, otimizada para esta motorização e com enorme agilidade nos arranques, juntamente com mudanças muito rápidas – automáticas ou manuais através das patilhas no volante. Nota, ainda, para a presença de sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, de 0:100 entre os eixos dianteiro e traseiro a 50:50, e um diferencial AMG de autobloqueio eletrónico do eixo traseiro.

A propensão para o maior dinamismo fica patente na inclusão de suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ instalada de série, com configuração especial de molas/amortecedores e amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System/Sistema de Amortecimento Adaptável) ajustável e adaptável. As características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três modos – “Comfort”, “Sport” e “Sport +” –, permitindo uma distinção muito mais óbvia entre conforto de longa distância e dinâmica desportiva.

Graças à função pneumática de nivelamento automático, o GLS 63 4MATIC+ mantém uma altura constante ao solo, independentemente da carga do veículo. De uma forma geral, a altura ao solo é reduzida em 10 mm nos modos de condução AMG Dynamic Select “Sport” e “Sport +”. No modo “Comfort”, o veículo não é rebaixado em 10 mm até a velocidade exceder os 120 km/h e regressa ao nível normal quando a velocidade desce abaixo dos 70 km/h. Isto reduz o arrastamento aerodinâmico e, portanto, os consumos de combustível.

Para aumentar a distância ao solo em superfícies irregulares ou nas rampas, a altura de condução pode ser aumentada até 55 mm mediante um simples toque num botão com o motor a trabalhar – tanto parado como em movimento até aos 70 km/h.

Visual singular

Exteriormente, conta com um desenho agressivo, com destaque para a grelha do radiador específica AMG com lamelas verticais cromadas de alto brilho, maior do que noutros modelos AMG, combinando-se com o capot de saliências definidas e com os faróis LED Multibeam incluídos de série. Este visual é reforçado pelo novo design com alhetas aerodinâmicas integradas em preto brilhante, o friso aerodinâmico cromado e as entradas de ar laterais elegantes e desportivas. Além disso, surge equipado de série com jantes de liga leve de 21 polegadas e dez raios, com e 10 raios, com acabamento cinzento de alto brilho. Para maior personalização, há mais seis variantes de jantes disponíveis com diâmetros de até 23 polegadas.

No interior, há espaço para até sete ocupantes, com uma atmosfera AMG garantida pelos pedais desportivos AMG em aço inoxidável escovado com aplicações em borracha, pelas soleiras das portas iluminadas, pelos tapetes pretos, ambos com a inscrição “AMG”, e ainda pela iluminação ambiente. Os materiais do tablier e as linhas de cintura das portas em pele sintética Artico combinam-se com os acabamentos em madeira antracite de alto brilho.

Melhorando a funcionalidade, surge equipado com sistema Cockpit Panorâmico, o qual junta numa unidade unidade visual o painel de instrumentos e o ecrã multimédia. Este último funciona por toque, tem um tamanho generoso e é de alta resolução. O painel de instrumentos AMG com conteúdos específicos, tais como a função RACETIMER e o menu de arranque AMG oferece uma escolha entre quatro estilos de exibição – “Modern Classic”, “Sport”, “Discreet” e a opção “Supersport” específica da AMG. Há ainda bancos AMG para os ocupantes dianteiros.

Em termos da habitabilidade, o novo GLS 63 tem uma distância entre eixos significativamente maior do que o seu antecessor, com segunda fila de bancos rebatível em proporção 40:20:40 de série no mercado europeu. As funcionalidades opcionais de conforto reforçam a afirmação de este ser o “Classe S dos SUV”, graças aos packs Air-Balance, Energizing e Energizing-Plus a contribuírem para um outro nível de luxo do habitáculo.