Apesar de todos os elementos de requinte deste SUV de luxo, cabe ao motor V8 AMG de 4.0 litros biturbo o papel principal neste GLS. Pela primeira vez, este bloco está equipado com um motor de arranque-alternador EQ Boost integrado. Este sistema combina um motor de arranque e um alternador numa única unidade elétrica potente, ofererendo 16 kW (22 CV) de potência e 250 Nm de binário adicionais.
Por outro lado, este componente, além de alimentar o sistema elétrico de 48 volts, também executa funções híbridas. Estas funções incluem o “boost”, a recuperação, a alteração dos pontos de mudança e também o arranque do motor de forma virtualmente impercetível com a função start/stop. Pela primeira vez, o motor de arranque-alternador EQ Boost é também responsável pelo controlo da rotação do ralenti do motor. Esta particularidade permite obter ainda a superior economia de consumos, ao mesmo tempo concedendo-lhe a possibilidade de alimentar de forma fiável os consumidores elétricos de bordo (por exemplo, as barras estabilizadoras ativas ou os elementos de aquecimento) com energia, garantindo sempre a disponibilidade de toda a potência para a condução.
Quanto a números, o motor V8 debita 612 CV, beneficiando ainda dos 22 CV suplementares do motor de arranque-alternador integrado – resultando num binário impressionante que pode chegar aos 850 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h demora apenas 4,2 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). O pack AMG Drivers, opcional, permite subir esta velocidade para os 280 km/h. A motorização está associada a uma caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift TCT, otimizada para esta motorização e com enorme agilidade nos arranques, juntamente com mudanças muito rápidas – automáticas ou manuais através das patilhas no volante. Nota, ainda, para a presença de sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, de 0:100 entre os eixos dianteiro e traseiro a 50:50, e um diferencial AMG de autobloqueio eletrónico do eixo traseiro.
A propensão para o maior dinamismo fica patente na inclusão de suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ instalada de série, com configuração especial de molas/amortecedores e amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System/Sistema de Amortecimento Adaptável) ajustável e adaptável. As características de amortecimento podem ser pré-selecionadas em três modos – “Comfort”, “Sport” e “Sport +” –, permitindo uma distinção muito mais óbvia entre conforto de longa distância e dinâmica desportiva.
Graças à função pneumática de nivelamento automático, o GLS 63 4MATIC+ mantém uma altura constante ao solo, independentemente da carga do veículo. De uma forma geral, a altura ao solo é reduzida em 10 mm nos modos de condução AMG Dynamic Select “Sport” e “Sport +”. No modo “Comfort”, o veículo não é rebaixado em 10 mm até a velocidade exceder os 120 km/h e regressa ao nível normal quando a velocidade desce abaixo dos 70 km/h. Isto reduz o arrastamento aerodinâmico e, portanto, os consumos de combustível.Para aumentar a distância ao solo em superfícies irregulares ou nas rampas, a altura de condução pode ser aumentada até 55 mm mediante um simples toque num botão com o motor a trabalhar – tanto parado como em movimento até aos 70 km/h.
Visual singular
Exteriormente, conta com um desenho agressivo, com destaque para a grelha do radiador específica AMG com lamelas verticais cromadas de alto brilho, maior do que noutros modelos AMG, combinando-se com o capot de saliências definidas e com os faróis LED Multibeam incluídos de série. Este visual é reforçado pelo novo design com alhetas aerodinâmicas integradas em preto brilhante, o friso aerodinâmico cromado e as entradas de ar laterais elegantes e desportivas. Além disso, surge equipado de série com jantes de liga leve de 21 polegadas e dez raios, com e 10 raios, com acabamento cinzento de alto brilho. Para maior personalização, há mais seis variantes de jantes disponíveis com diâmetros de até 23 polegadas.
Melhorando a funcionalidade, surge equipado com sistema Cockpit Panorâmico, o qual junta numa unidade unidade visual o painel de instrumentos e o ecrã multimédia. Este último funciona por toque, tem um tamanho generoso e é de alta resolução. O painel de instrumentos AMG com conteúdos específicos, tais como a função RACETIMER e o menu de arranque AMG oferece uma escolha entre quatro estilos de exibição – “Modern Classic”, “Sport”, “Discreet” e a opção “Supersport” específica da AMG. Há ainda bancos AMG para os ocupantes dianteiros.
Em termos da habitabilidade, o novo GLS 63 tem uma distância entre eixos significativamente maior do que o seu antecessor, com segunda fila de bancos rebatível em proporção 40:20:40 de série no mercado europeu. As funcionalidades opcionais de conforto reforçam a afirmação de este ser o “Classe S dos SUV”, graças aos packs Air-Balance, Energizing e Energizing-Plus a contribuírem para um outro nível de luxo do habitáculo.