A Mercedes-Benz e a Aston Martin vão aprofundar o seu relacionamento estratégico, com a marca alemã a aumentar a participação no capital da companhia de Gaydon, que terá, por sua vez, ‘porta aberta’ para aceder aos novos sistemas de eletrificação desenvolvidos em Estugarda e Affalterbach (no caso da AMG).

Fruto de um reforço da posição da Mercedes-Benz no capital da Aston Martin, a marca alemã irá adquirir as ações desta última ao longo dos próximos três anos, num compromisso que irá envolver 316 milhões de euros e permitir a participação na Aston Martin para um máximo de 20.0%. Recorde-se que a Mercedes-Benz e a Aston Martin têm vindo a colaborar ao longo dos últimos anos, com a marca britânica a ter acesso a diferentes componentes provenientes da Mercedes-Benz, com esta a ter uma participação de 2,6% na Aston Martin. Agora, o seu peso irá aumentar.

Contudo, em troca, além do reforço financeiro que se revela importante para a Aston Martin, a marca liderada por Lawrence Stroll terá acesso aos mais recentes sistemas de eletrificação (híbridos e elétricos) produzidos pela Mercedes-Benz e a diversos outros componentes e sistemas.

De acordo com o anunciado pelas duas marcas, este compromisso “permite acesso a um amplo leque de tecnologias de topo, incluindo arquiteturas de motorizações (para veículos convencionais, híbridos e elétricos) e futuras e arquiteturas de orientação elétrica/eletrónica para todos os lançamentos até 2027”. Essa possibilidade irá “remover os custos e os riscos associados com o desenvolvimento destas tecnologias”, permitindo à Aston Martin investir noutras áreas e na expansão do seu portefólio.