Mercedes-Benz EQC na luta contra o verão espanhol

19/06/2018

O território espanhol foi o escolhido pela Mercedes-Benz para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do seu novo elétrico, o EQC, que enfrentou o calor espanhol com temperaturas em redor dos 50º Célsius.

Este é mais um patamar de evolução daquele que será o primeiro Mercedes-Benz a nascer sob a égide EQ, com os protótipos a serem sujeitos a testes de resistência e durabilidade, nomeadamente em aspetos como o ar condicionado, carregamento, arrefecimento da bateria e do motor. A marca não perde o foco também das qualidades dinâmicas e, como tal, também ensaia essa vertente nas estradas em redor de Almeria.

O desafio número um é o do calor extremo: isto porque se no frio a bateria de um carro elétrico ‘apenas’ perde alguma da sua capacidade, a exposição ao calor intenso pode causar danos mais severos na bateria. Assim, a gestão térmica tem de ser bem conseguida, como explica a Mercedes-Benz, levando a cabo testes para perceber, por exemplo, como é que a bateria quase cheia reage a mais carga ou que influência é que tem na autonomia. Testes em que a bateria é levada ao limite da sua carga também decorrem.

Outro aspetos importante, apontam, está no arrefecimento do interior, quer durante a viagem, quer nos momentos precedentes à entrada no veículo. É aqui que questões como ‘será que o tempo indicado é suficiente para a pré-climatização?’ surgem. Outras considerações, como o impacto da climatização na autonomia, são levadas em conta, assim como o ruído de operação do sistema.

“Com a reta da meta à vista, estamos agora em posição de lidar com outros programas de testes extremamente exigentes com os nossos veículos de pré-série”, referiu Michael Kelz, engenheiro-chefe do EQC, que destaca a passagem com sucesso dos testes no frio severo em redor dos 35 graus negativos e confiança na resistência ao calor.

As partículas de poeira também são um desafio no calor espanhol, com os engenheiros a procurarem saber como é que essa poeira se deposita nos componentes e se a selagem funciona plenamente.

De forma a precaver todos os cenários e os diferentes ciclos de teste, a Mercedes-Benz produziu quase 200 unidades de pré-série e de protótipos de teste, sendo que, até se chegar ao momento de lançamento do carro no mercado, serão sujeitos centenas de ensaios e testes rigorosos a que são sujeitos por diferentes departamentos da marca. Esses são levados a cabo e analisados por centenas de engenheiros, que avaliam o desempenho de cada unidade ensaiada. O prazo de ensaios, explica a marca, é de cerca de quatro anos, pelo menos no caso deste EQC, tendo como ‘missão’ passar três verões e três invernos com temperaturas que variam numa amplitude de -35° até aos 50° C.

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