Avaliando a prestação de cada marca no mercado de automóveis ligeiros de passageiros, o mês de maio trouxe como novidade o facto de ter sido a Mercedes-Benz a marca mais vendida, com a firma de Estugarda a obter um registo de 756 unidades matriculadas, numa quebra de 46,5% face ao mesmo mês do ano passado.
A marca alemã alcançou ainda uma quota de mercado destacada das demais, com 13,17% do total, de acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A segunda marca mais vendida foi a Renault, marca que lidera o mercado em termos gerais, mas que teve em maio de 2020 uma quebra de 81,1% face ao mesmo mês do ano passado, tendo matriculado apenas 601 veículos. Logo atrás ficou a conterrânea Peugeot, com 576 unidades matriculadas e um recuo de 76,5%, conseguindo ambas uma quota de mercado na casa dos 10% – a Renault de 10,47% e a Peugeot de 10,03%.
A quarta marca em maio foi a BMW, que matriculou 563 ligeiros de passageiros em maio, caindo 58,3% face ao período homólogo de 2019. A quota de mercado da marca bávara foi de 9,81%. Avaliando as prestações dos dois fabricantes alemães do setor Premium, retém-se o facto de uma queda menos acentuada do que as generalistas, mesmo que também bastante significativas. Isto porque a vasta maioria das marcas tiveram quebras acima dos 70%.
A quinta marca mais vendida foi a Citroën com 318 veículos matriculados, menos 78,5% do que em maio de 2019, ficando à frente da Hyundai, que matriculou 303 unidades, esta com uma quebra nas vendas menos pronunciada: menos 48,4%. Seguem-se SEAT, com 274 unidades (menos 80,3%), e Dacia, com 268 unidades (menos 55,8%). A fechar o top 10 ficaram Volkswagen, com 212 unidades (menos 78,8%), e Toyota, com 211 unidades (menos 81,6%).
Renault à frente na ‘geral’
No cômputo dos cinco meses, a Renault mantém a liderança, com 6239 unidades matriculadas, num recuo de 54,8% face ao mesmo período do ano passado, valor que representa igualmente uma quota de mercado de 13,37%. Em segundo lugar surge a Peugeot, com a compatriota francesa a registar 5792 carros nos primeiros cinco meses, ou seja, uma queda de 50% exatos, a que corresponde uma quota de mercado de 11,21%.
Entre as dez primeiras classificadas, cabe à Mercedes-Benz a quebra menos pronunciada de vendas entre um ano e outro: a marca Premium, que é a terceira na tabela de vendas, registou 5275 veículos, numa descida de 25,2%, mas significativo é o ganho na quota de mercado, que passou de 6,83% no período homólogo de 2019 para 9,81% em 2020. O mesmo se pode apontar à rival BMW, quinta na tabela de vendas de janeiro a maio, com 4046 registos, menos 34,6% do que em igual período de 2019. Porém, a sua quota de mercado também subiu, crescendo de 5,99% para 7,52%.
A Citroën é a quinta melhor, com a marca do Grupo PSA a matricular nos primeiros cinco meses um total de 3288 unidades, menos 54,1%, ao passo que a Nissan é a sexta, com 3216 veículos registados, menos 30,4%. Seguem-se SEAT (2852 unidades, menos 43,6%), Toyota (2403 unidades, menos 43%) e Volkswagen (2359 unidades, menos 46,9%). A lista dos dez primeiros fica completa com a Ford (2307 unidades, menos 45,8%).
Unidades | % | Unidades | % | % no Mercado | |||
2020 | Var. | 2020 | 2019 | Var. | 2020 | 2019 | |
Renault | 601 | -81,1 | 6 239 | 13 811 | -54,8 | 11,60 | 13,37 |
Peugeot | 576 | -76,5 | 5 792 | 11 579 | -50,0 | 10,77 | 11,21 |
Mercedes-Benz | 756 | -46,5 | 5 275 | 7 051 | -25,2 | 9,81 | 6,83 |
BMW | 563 | -58,3 | 4 046 | 6 187 | -34,6 | 7,52 | 5,99 |
Citroën | 318 | -78,5 | 3 288 | 7 171 | -54,1 | 6,11 | 6,94 |
Nissan | 222 | -81,3 | 3 216 | 4 620 | -30,4 | 5,98 | 4,47 |
Seat | 274 | -80,3 | 2 852 | 5 057 | -43,6 | 5,30 | 4,90 |
Toyota | 211 | -81,6 | 2 403 | 4 213 | -43,0 | 4,47 | 4,08 |
Volkswagen | 212 | -78,8 | 2 359 | 4 446 | -46,9 | 4,39 | 4,30 |
Ford | 193 | -78,3 | 2 307 | 4 260 | -45,8 | 4,29 | 4,12 |
Opel | 133 | -88,4 | 2 306 | 6 139 | -62,4 | 4,29 | 5,94 |
Fiat | 155 | -89,4 | 1 976 | 6 560 | -69,9 | 3,67 | 6,35 |
Hyundai | 303 | -48,4 | 1 777 | 2 771 | -35,9 | 3,30 | 2,68 |
Dacia | 268 | -55,8 | 1 676 | 2 550 | -34,3 | 3,12 | 2,47 |
Volvo | 210 | -59,5 | 1 220 | 2 398 | -49,1 | 2,27 | 2,32 |
Kia | 138 | -73,8 | 1 200 | 2 626 | -54,3 | 2,23 | 2,54 |
Audi | 124 | -70,4 | 876 | 1 510 | -42,0 | 1,63 | 1,46 |
Mitsubishi | 39 | -77,6 | 875 | 1 572 | -44,3 | 1,63 | 1,52 |
MINI | 87 | -65,6 | 705 | 1 212 | -41,8 | 1,31 | 1,17 |
Tesla | 9 | -92,1 | 670 | 711 | -5,8 | 1,25 | 0,69 |
Skoda | 65 | -61,5 | 455 | 704 | -35,4 | 0,85 | 0,68 |
Honda | 47 | -69,7 | 366 | 723 | -49,4 | 0,68 | 0,70 |
Mazda | 43 | -81,2 | 353 | 1 151 | -69,3 | 0,66 | 1,11 |
Porsche | 47 | -23,0 | 279 | 209 | 33,5 | 0,52 | 0,20 |
DS | 16 | -65,2 | 209 | 217 | -3,7 | 0,39 | 0,21 |
Jeep | 22 | -88,9 | 208 | 691 | -69,9 | 0,39 | 0,67 |
Smart | 26 | -92,3 | 202 | 1 556 | -87,0 | 0,38 | 1,51 |
Land Rover | 20 | -53,5 | 191 | 329 | -41,9 | 0,36 | 0,32 |
Jaguar | 23 | -66,7 | 177 | 415 | -57,3 | 0,33 | 0,40 |
Lexus | 14 | -64,1 | 137 | 250 | -45,2 | 0,25 | 0,24 |
Suzuki | 12 | -66,7 | 54 | 204 | -73,5 | 0,10 | 0,20 |
Alfa Romeo | 5 | -90,9 | 45 | 316 | -85,8 | 0,08 | 0,31 |
Lamborghini | 0 | -100,0 | 10 | 8 | 25,0 | 0,02 | 0,01 |
Bentley | 0 | -100,0 | 9 | 14 | -35,7 | 0,02 | 0,01 |
Iveco | 7 | — | 7 | 20 | -65,0 | 0,01 | 0,02 |
Ferrari | 1 | — | 5 | 7 | -28,6 | 0,01 | 0,01 |
Man | 1 | — | 4 | 3 | 33,3 | 0,01 | 0,00 |
Alpine | 0 | -100,0 | 3 | 15 | -80,0 | 0,01 | 0,01 |
Maserati | 0 | -100,0 | 0 | 9 | -100,0 | 0,00 | 0,01 |
Aston Martin | 0 | -100,0 | 0 | 5 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Total | 5 741 | -74,7 | 53 772 | 103 290 | -47,9 | 100,00 | 100,00 |