Mercedes-Benz propõe subsídio para atualizar carros Diesel para Euro 6

07/08/2019

A Daimler revelou que está a propor aos seus clientes alemães um subsídio de 3000 euros para a atualização do sistema de tratamento dos gases de escape dos Mercedes-Benz com motorização Diesel de standard Euro 5 para componentes que lhe permitam cumprir com a norma Euro 6, ficando assim mais eficientes em termos ambientais.

Com o receio de muitas cidades começarem a proibir os motores Diesel mais antigos devido às restrições de emissões poluentes, a Mercedes-Benz providencia uma forma de incentivo para tornar os seus automóveis mais antigos mais amigos do ambiente, mesmo que não tenha ação direta a nível técnico.

A companhia alemã lançou um site dedicado para que os proprietários de modelos Diesel mais antigos possam candidatar-se a um subsídio para atualização do filtro de partículas dos seus carros Euro 5 com um kit específico para o efeito (desde que aprovado pelas autoridades alemãs), estando neste momento limitado a clientes de cidades em que possam vir a ser aplicadas restrições de circulação com base na idade do veículo ou no padrão de emissões. O procedimento passa pela aplicação de uma solução de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para tratamento dos gases de escape.

O kit tem um custo de aquisição e de montagem de cerca de 3000 euros, com os proprietários que o façam a poder depois candidatar-se no site ao pagamento do subsídio naquele valor, sendo posteriormente avaliado se o candidato(a) preenche os requisitos necessários para beneficiar do mesmo.

A marca alemã estabelece, desde logo, algumas condições, na medida em que não é a autora dos kits para atualização: esses são fornecidos por aquilo que é denominado como ‘third parties’, ou seja, empresas externas e sem afiliação à Daimler AG, pelo que a companhia não se responsabiliza por garantias relativas com aqueles sistemas. Salienta, ainda, que “a Daimler AG não tem qualquer relação contratual com fornecedores terceiros das soluções de atualização”.

As regiões definidas são as que compreendem algumas das maiores cidades alemãs, como Bochum, Darmstadt, Dusseldorf, Frankfurt/Main, Hamburgo, Colónia, Munique ou Estugarda, com os pretendentes ao subsídio a inserirem o seu código postal no site hw-zuschuss.daimler.com, ficando logo a saber se estão aptos para a candidatura.

Os kits de atualização foram testados e aprovados pelo Ministério Federal dos Transportes, sendo então autorizados para aplicação pela KBA, entidade semelhante ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes nacional.

Uma das empresas que oferece estes kits é a bávara Dr Pley SCR Technology, que tem sistemas disponíveis não só para alguns modelos da Mercedes-Benz (incluindo o bem-sucedido E220 cdi, nas imagens da galeria), como também para da Volvo e BMW.

Esta solução aplica-se apenas no mercado alemão, atendendo às circunstâncias específicas de potenciais restrições nos centros urbanos e à existência de entidades certificadas pela KBA para aplicação de sistemas de atualização.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.