Mercedes de Kim Jong Un são mistério para a Daimler

28/04/2019

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, tem utilizado limusines da Mercedes-Benz nas suas deslocações oficiais, mas a Daimler, companhia-mãe da marca alemã, confessa que não sabe como é que o responsável máximo daquele país obteve os dois modelos germânicos com blindagem.

A Daimler admite que o ‘mistério’ em torno dos dois Mercedes-Maybach utilizados pelo líder norte-coreano não é de fácil resolução. Nalgumas das suas viagens oficiais, Kim Jong Un tem sido visto a bordo de dois modelos de luxo da marca de Estugarda, um Maybach S600 Pullman Guard e um Maybach 62, com a Associated Press (AP) a interrogar a Daimler sobre a proveniência daqueles dois modelos.

A questão, à partida sem significância, acaba por ter relevo na medida em que as sanções impostas à Coreia do Norte como forma de pressão para o abandono do seu programa nuclear impedem as trocas comerciais com aquele país, pelo que uma eventual venda de veículos de luxo para a comitiva de Kim Jong Un estaria em violação das regras.

Contudo, ouvida pela AP, um porta-voz da Daimler, Silke Mockert, admitiu que “não fazemos absolutamente ideia nenhuma de como é que aqueles veículos foram entregues na Coreia do Norte. O elemento da Daimler acrescentou ainda que “para a Daimler, a correta exportação de produtos em conformidade com a lei é um princípio fundamental da atividade empresarial responsável”.

Mockert explicou ainda que a Daimler “não teve qualquer relação comercial com a Coreia do Norte por mais de 15 anos e cumpre estritamente com os embargos da União Europeia e dos Estados Unidos da América”. E garante, ainda, que a Daimler tem instituído um controlo apertadodo seu processo de exportações. Mas deixa o reparo de que “as vendas de veículos por terceiros, especialmente de usados, estão para lá do nosso controlo”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.