Publicidade Continue a leitura a seguir

Meio ‘shooting brake’, meio SUV: Desportivo elétrico da Zeekr é sucesso na China

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Zeekr, marca premium de veículos elétricos do Grupo Geely – que também detém marcas como a Volvo, Polestar ou Lotus –, anunciou a entrega dos seus primeiros 2000 automóveis na China, logo no primeiro mês de produção em pleno do seu novo modelo, o 001.

Apenas seis meses depois de ter revelado o 001 – um misto de SUV com uma carrinha shooting brake – no Salão de Xangai e um mês depois de a produção ter arrancado, a marca chinesa de mobilidade anunciou a entrega das primeiras 2012 unidades a clientes de 150 cidades na China. A marca pretende agora incrementar a capacidade de produção da sua fábrica para dar resposta à procura inesperada do 001, que deverá chegar a outros mercados mundiais em 2023.

O Zeekr 001 é o modelo de ponta da ainda jovem marca, tendo por base a plataforma SEA (Sustainable Electric Architecture) da Geely, dispondo de um esquema de dois motores elétricos capazes de oferecer 400 kW (536 CV) de potência e 768 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos. Este SUV coupé conta ainda com uma bateria de 100 kWh capaz de percorrer 712 quilómetros com um carregamento, de acordo com o ciclo NEDC usado na China. O carregamento rápido repõe de 10% a 80% em meia hora.

Os planos de expansão da Zeekr passam ainda pelo lançamento de seis novos modelos durante os próximos cinco anos, prometendo um ecossistema de mobilidade integrado e inovador, com acesso a pontos de carregamento incluídos nesta sua visão.

No mercado chinês, o 001 tem um preço médio com opcionais de 335.000 RMB (cerca de 46.500€ à taxa de conversão atual), sendo esta a média entre as versões base e as de topo mais encomendadas.