A Michelin quer tornar os seus pneus totalmente sustentáveis até 2050, trabalhando no sentido de tornar estes componentes fundamentais para a mobilidade automóvel (e não só) perfeitamente integrados com a ambição de proteção ambiental nos anos vindouros.

Inspirada pelo pneus conceptual Vision Concept apresentado em 2017, que surpreendeu pela sua estrutura sem ar, sendo ainda conectado e inteiramente sustentável, a Michelin anunciou a sua intenção de progredir na produção dos seus pneus com vista a um futuro mais sustentável, o que quer dizer que pretende ter todos os seus materiais 100% recolhidos e transformados com impacto zero para o ambiente.

A marca francesa explica que, na atualidade, quase 30% dos componentes usados na produção de um dos seus pneus provém já de materiais naturais, reciclados ou originário de qualquer outro conceito sustentável, destacando que um pneu “é um produto de alta tecnologia composto por mais de 200 ingredientes. O principal é a borracha natural, mas os muitos ingredientes incluem ainda a borracha sintética, metal, fibras ou componentes que reforçam a estrutura do pneu”.

Essa receita é apresentada em vídeo pela marca de pneus francesa, dando conta da imensa complexidade envolvida na produção dos pneus atuais.

Muito deste esforço de sustentabilidade está a ser levado a cabo pelo próprio departamento de Investigação e Desenvolvimento da Michelin, que é apoiado por mais de 6000 pessoas em diferentes centros de investigação espalhados mundialmente e com 350 áreas de especialização, mas também por intermédio de parcerias. Ciente da velocidade com as inovações estão a ser apresentadas, a Michelin abre a porta a novas formas de cooperação, nalguns casos com parcerias firmadas com startups tecnológicas em áreas que vão além da conceção dos pneus, mas também na reciclagem, dando como exemplos as parcerias com a Axens e IFP Energies Nouvelles.

Noutro campo importante, a Michelin anunciou no mês de fevereiro que irá construir a sua primeira fábrica de reciclagem de pneus em conjunto com a Enviro, companhia sueca que desenvolveu uma tecnologia patenteada que permite recuperar carbono, aço, petróleo e outros materiais de alta qualidade a partir de pneus em fim de vida. Ou seja, permitirá que tudo nos pneus possa ser recuperado e reutilizado em diversos outros processos de produção com base em borracha.