As linhas características da MINI mantêm-se, mas há uns novos pormenores: uma grelha mais fechada, uma barra horizontal amarela e um novo “badge”, com o símbolo de uma tomada elétrica. As jantes são desenhadas especificamente para este novo modelo, que entra em produção em novembro deste ano em Oxford, Reino Unido, com as primeiras unidades a chegarem aos clientes “o mais depressa possível”, segundo Pieter Nota, administrador do grupo BMW.
O Cooper SE tem o mesmo motor do BMW i3 S, com uma potência de 184 cavalos e 270 Nm de binário, o que lhe permite ter uma autonomia de 235 a 270 quilómetros. Quanto a performances, são 3,9 segundos dos 0 aos 60 km/h; 7,3 segundos até aos 100 km/h e uma velocidade máxima limitada a 150 km/h.
Pieter Nota explica que este é “um modelo mais destinado a um utilizador urbano e jovem e que não tenha deslocações diárias muito longas. O público para este carro não será exatamente o mesmo que o que compra os nossos carros atualmente.”
Quanto a preços, estará disponível em Portugal por 34.400€, devendo chegar ao mercado apenas em 2020. Nesta altura, é possível fazer um pré-registo para o Cooper SE, havendo já 40 mil registos de interessados.
O responsável da BMW lembra que a MINI já tinha apostado num protótipo completamente elétrico em 2008 e que já tinha um modelo híbrido, mas que, “agora, a tecnologia é muito diferente e o mercado está pronto e pede um carro com as características deste Cooper SE. Em 2008, o nosso protótipo não tinha bancos atrás para caberem as baterias. Agora conseguimos não comprometer a capacidade do carro, tanto para os passageiros como o espaço da mala, nem sequer a autonomia, por isso fazia sentido avançarmos só agora para um Mini full-eletric”. Este primeiro MINI elétrico mantém 211 litros de capacidade na mala, que ode chegar aos 731 litros.
Quanto a novos modelos apenas a eletricidade, Pieter Nota não exclui para já essa hipótese, mas é claro: “por agora, a nossa opção é o Cooper de 3 portas. A MINI foi uma marca criada para encontrar soluções e é isso que estamos a fazer, a MINI e os elétricos são para estar de mão dada.”Ainda assim, a marca quer manter o lado emocional da condução de um MINI. Para isso, desenvolveu o SE com vários modos de condução com uma espécie de diferencial para impedir que as rodas patinem em excesso. O motor está colocado na dianteira do carro e a bateria de iões de lítio, com um configuração específica em T, está no piso do carro.
Tem uma capacidade de 32.6 kWh e ajuda a manter um baixo centro de gravidade (menos 30 mm que o Cooper S). Por outro lado, tem mais 145 kg que um MINI Cooper com caixa Steptronic: são 1365 kg.
O consumo energético médio do Cooper SE está entre os 13.2 e os 15.0 kWh e, além do carregamento em tomadas domésticas ou as tomadas específicas para automóveis elétricos pode ser carregado em postos rápidos com carregamento até 50 kW.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.