A versão moderna do MINI comemora o seu vigésimo aniversário em 2021, com a marca do Grupo BMW a passar em revista um ‘renascimento’ de sucesso que se traduziu numa diversificação de produtos, conquista de novos públicos e, nos tempos mais recentes, da adesão à tendência da eletrificação.

Criado por Sir Alec Issigonis ainda na década de 1950, o ideal do Mini foi recuperado pelo Grupo BMW, trazendo aquele modelo para a modernidade com recurso a novas ferramentas técnicas e tecnologias de ponta, a que se juntou o característico prazer de condução e uma faceta de irreverência que ajudou a impulsionar as vendas daquela marca britânica.

Ganhando capitulares no seu nome, passando a ser MINI como se num contrassenso, a marca deu início ao seu primeiro modelo de nova geração no começo de 2001, com a produção das peças de carroçaria na fábrica de Swindon, com o primeiro produto a sair das linhas de montagem de Oxford no dia 26 de abril. Desde então, a gama diversificou-se, chegando a segmentos que muitos consideravam que não fosse possível.

Nas últimas duas décadas, a MINI produziu mais de cinco milhões de automóveis no Reino Unido, com a fábrica de Oxford a ser o ‘berço’ atual dos MINI de três e de cinco portas, mas também do Clubman e do elétrico. Essa mesma fábrica conta com mais de 4500 funcionários, incluindo 130 aprendizes, com a produção a manter-se num patamar do milhar por dia – a cada 67 segundos é produzido um MINI.

“Parabéns a todos nas fábricas de Oxford e de Swindon por chegarem a este marco na produção. Ainda tenho memórias agradáveis do meu tempo em Oxford. Foi um verdadeiro prazer trabalhar na casa e no coração da marca MINI com tanta gente empenhada e apaixonada, quase um quarto das quais dedicaram esses 20 anos ou mais a produzirem os nossos carros”, refere o CEO do Grupo BMW, Oliver Zipse, que conta no seu currículo com uma passagem pela fábrica de Oxford como responsável máximo.

As fábricas de Oxford e de Swindon demonstram igualmente o seu empenho na melhoria das respetivas comunidades, existindo há 108 e 65 anos, respetivamente, com um novo marco a decorrer no ano de 2020, quando o MINI Electric entrou em produção, num sinal de que a linha de produção de Oxford está já preparada para a eletrificação completa da próxima década.

Datas marcantes

26 de abril de 2001: Arranque da produção do novo MINI em Oxford.

7 de julho de 2001: Início da comercialização no Reino Unido.

2004: Investimento de 40 milhões de libras na fábrica de Oxford e lançamento do MINI Cabrio.

2008: Novo MINI Clubman é revelado pela primeira vez.

Setembro de 2009: Apresentação do primeiro MINI John Cooper Works GP.

2009: Arrancam os ensaios com o MINI E, percorrendo mais de 250 mil milhas nas estradas do Reino Unido num ano.

2010: Entrada nos SUV – estreia do MINI Countryman (produzido em Graz, na Áustria).

2011: Revelação do MINI Coupé.

2012: Revelação do MINI Roadster.

2013: Revelação do MINI Paceman.

2014: Mais duas portas – revelado o primeiro MINI compacto de cinco portas.

2019: A fábrica da MINI em Oxford produz a sua unidade número 10 milhões.

2019: Nova geração do MINI John Cooper Works GP (3000 unidades produzidas apenas) e o primeiro elétrico de produção em série, o MINI Electric.

Janeiro de 2020: Arranque da produção do MINI Electric em Oxford, integrando-se em pleno na linha de montagem da marca. No final de 2020, venderam-se 17.580 unidades.

17 de março de 2021: A MINI confirma que o seu derradeiro modelo com motor de combustão interna irá ser produzido em 2025, antevendo a passagem para a eletrificação completa em 2030.

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