O Mitsubishi Lancer Evolution VI Tommi Makinen que a divisão britânica da marca japonesa colocou à venda em leilão arrecadou a módica quantia de 100.100 libras esterlinas (cerca de 115.100 euros). O leilão levado a cabo pela marca dos três diamantes colocou à disposição dos interessados diversos modelos da sua coleção ao longo do mês de abril.

Aquele que mais atenções concentrou foi o Lancer Evolution VI de edição especial do ex-piloto oficial da marca, Tommi Makinen, tendo sido arrematado por um valor superior às 100 mil libras esterlinas, naquele que foi um recorde para um daqueles modelos – o anterior recorde havia sido de 99 mil libras por um Lancer Evo IX vendido nos Estados Unidos da América em 2017.

Outro Lancer, desta feita um Evolution IX MR FQ-360 by HKS, foi arrematado por 68.900 libras, seguindo-se mais um Lancer Evolution X, o 40o de 40 unidades de edições especiais FQ-440 MR, tendo também a honra de último modelo ‘Evo’ oficialmente vendido no Reino Unido. Este foi vendido por 58.100 libras. Um outro Lancer de competição, o Evolution IX Gr. N, pilotado por Guy Wilkes, teve como licitação máxima um valor de 61.700 libras.

Entre si, os modelos Lancer Evolution representaram cerca de 60% do valor total gerado pela coleção da Mitsubishi Motors UK.

Menos exuberantes foram os valores obtidos pelos restantes modelos, como o Colt Lancer 1.4 de duas portas de primeira geração, o primeiro que a Mitsubishi registou naquele país, que teve como licitação máxima as 15 mil libras, ou o Shogun de primeira geração, que foi arrematado por 16 mil libras. O mais raro Shogun V6 SWB (de distância entre eixos curta) de segunda geração foi vendido por 9600 libras.

Os desportivos Starion e 3000GT tiveram licitações máximas de 21.100£ e 24.500£, respetivamente.

O atual responsável de operações da Mitsubishi Motors no Reino Unido e antigo diretor geral do departamento de competição RalliArt, Paul Bridgen, demonstrou-se triste por ver alguns modelos tão especiais para si deixarem o cuidado da marca, mas confia que os seus compradores terão idêntico ‘carinho’ para com aqueles pedaços de história da Mitsubishi naquele país.

“Estes veículos representam não só uma parte da herança e da história da Mitsubishi no Reino Unido, mas são também veículos muito especiais por direito próprio. Cada um deles tem uma história única para contar e têm sido acarinhados e cuidados desde o dia em que os adquirimos”, explica Bridgen, que dá conta de um momento emotivo.

“Supervisionei o desenvolvimento de alguns destes veículos pessoalmente, pelo que é difícil dizer-lhes adeus, mas os valores que eles alcançaram asseguram-me que vão para novos donos entusiastas que compreendem a proveniência e a importância destes carros e que irão acarinhá-los e preservá-los para gerações futuras”.

No total, o leilão gerou uma receita de 627.100 libras, com um total de 1287 licitações no acumulado dos 51 lotes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.