Mitsubishi prepara concept Plug-in inovador para o Salão de Tóquio

03/10/2019

O novo concept da Mitsubishi para o Salão de Tóquio, denominado Mi Tech, combina um visual ‘off-road’ com o potencial oferecido por quatro motores elétricos alimentados por uma sistema Plug-in híbrido de turbina a gasolina.

A primeira imagem revelada anteriormente dava conta de quatro enigmáticas turbinas situadas na zona posterior do protótipo, mas os novos detalhes revelados agora pela marca dos três diamantes permitem saber mais sobre este Mi Tech, que é apresentado como um “SUV elétrico que oferece prazer de condução sem paralelo e confiança em todos os terrenos”.

Tecnicamente, este automóvel contará com um sistema Plug-in híbrido (PHEV) mais compacto para alimentar quatro motores elétricos que permitem dispor de tração integral, sendo que a grande novidade está no fundamento por detrás da unidade híbrida. Em lugar de um tradicional motor a gasolina ou Diesel, a Mitsubishi recorreu a uma turbina alimentada por gasolina para motor-gerador, que é apresentado como um método mais eficiente para aproveitar as potencialidades da motorização híbrida.

O conceito de tração integral foi evoluído, com dois motores na frente e dois na traseira e sistema ativo de vetorização de binário (Active Yaw Control, na gíria da Mitsubishi), que permite controlar a entrega da potência ao asfalto, tanto no asfalto, como em aventuras ‘off-road’.

No lado da tecnologia e segurança, o Mi Tech Concept adota um interface Homem-Máquina que projeta uma grande variedade de informações para o para-brisas. Por outro lado, o assistente de condução Mi-Pilot alerta o condutor para potenciais colisões, mas também atua ao nível da direção e dos travões para tentar evitar o acidente. Adicionalmente, outros sistemas de segurança ativa apoiam o condutor para impedir ou reduzir as consequências de um impacto.

Visualmente, este protótipo tem um aspeto de buggy robusto, aparentando não ter portas para acesso simplificado e grandes jantes.

Outros concepts presentes no stand da marca em Tóquio serão o Super Height K-Wagon Concept, um monovolume espaçoso e futurista que faz um cruzamento estilístico com um SUV, e o Engelberg Tourer, SUV Plug-in híbrido de três filas que já fez a sua apresentação noutros salões e que chega agora ao certame japonês.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.