A mobilidade elétrica conta em Portugal com um novo ‘player’ relevante na forma da Moon, marca da SIVA que propõe uma série de soluções de carregamento para diferentes necessidades, desde o cliente particular ao empresarial, garantindo ainda uma posição como operador de postos de carregamento (OPC). O objetivo é tornar as soluções de carregamento mais versáteis, integradas e vantajosas.

O conceito da Moon, enquanto marca do grupo SIVA, é contribuir para a ideia de transição energética e para a mobilidade sem emissões, sendo uma marca da austríaca Allmobil GmbH, sediada em Salzburgo, que lança os projetos de inovação da Porsche Holdings. A marca quer ser um interveniente importante na mobilidade elétrica, com “soluções energéticas sustentáveis, inteligentes e fundamentadas em dados concretos”.

Assim, num esquema de fornecimento a 360 graus, a Moon quer ser uma fornecedora total, com aconselhamento, apoio a candidaturas e pedidos, faturação das estações de carregamento, apoio e assistência técnica verificação da instalação, instalação e colocação em funcionamento, além da necessária verificação prévia do local. Assim, poderá fornecer desde a ‘wallbox’ doméstica associada, por exemplo, a um sistema fotovoltaico, até estações de carregamento rápido com ou sem sistema de acumulação de energia. De forma muito sucinta, o objetivo da Moon é cobrir todo o espetro em termos de mobilidade elétrica. Do cliente particular ao empresarial, passando pelos postos da via pública.

Embora integrada no universo da SIVA, os carregadores da Moon serão abertos a todas as marcas, não havendo aqui um regime de exclusividade para os automóveis daquele grupo, como aliás irá suceder com os postos de carga rápida a instalar na rede de concessionários. A companhia apregoa mesmo um conceito de carregadores “para todas as marcas e para todas as casas”.

Começando precisamente pelas soluções domésticas, a Moon aponta duas ‘wallboxes’ mais básicas, a Power Wallbox Basic e a Power Wallbox Connect, sempre para corrente alternada (AC), com potências de carregamento dos 7.4 kW aos 22 kW, podendo estar ligadas à Internet e à rede Mobi.E. Além disso, apresentou ainda uma solução portátil denominada Power 2GO, de 3.6 kW a 22 kW, podendo ter controlo remoto pelo smartphone, que é um carregador portátil que se pode ligar a qualquer tomada e que pode acelerar o processo de carga. Para os ambientes mais agrestes em termos de clima, a Moon propõe ainda o Power AC Charger, que pode admitir o carregamento de até dois veículos elétricos em simultâneo com potência até 22 kW (cada).

No que diz respeito às soluções empresariais/industriais, com corrente contínua, a marca apresenta os Power Chargers de 24 a 77 kW de potência, havendo como novidade uma solução de carregador Kreisel Power Charger com acumulador de energia integrado e uma potência de 150 kW, em que apenas requisita 50 kW à rede, fornecendo o restante a partir do seu acumulador de energia. Esta nova tecnologia será aqui apresentada na Moon como ponto diferenciador. Outra solução assente em carga rápida, entre 75 e os 300 kW, foi apresentada na forma do Power DC Charger, pensada para os menores tempos de carregamento possível, esta última pensada para para o serviço de Operadores de Postos de Carregamento (OPC).

É precisamente isso que a Moon também aspira, explicando os seus responsáveis que consegue oferecer soluções de carregamento dentro da rede Mobi.E. Pode ainda garantir a operação em postos já existentes em parceria com os seus proprietários, instalando novos postos com o objetivo de garantir lucros para a Moon enquanto OPC, mas também para os detentores do espaço e do posto. Cada cliente apenas terá de carregar de acordo com o seu cartão de CEME.

A importância da rede de concessionários

A chegada da Moon a Portugal vem acompanhar a tendência crescente de aquisição de veículos elétricos e Plug-in que existe no país, procurando também fornecer as soluções adequadas para cada tipo de utilização. Os concessionários irão desempenhar um papel importante na implementação da Moon em Portugal, sendo esses os responsáveis pelas soluções domésticas.

Será também essa rede de concessões a dispor de carregadores rápidos num trabalho contínuo de análise a ser levado a cabo pela Moon. A ideia é que se tenha em conta o perfil e necessidades de cada zona, assim permitindo a adaptação dos pontos de carregamento às necessidades da zona. A rede ainda não tem postos de carregamento operacionais, mas deverão começar a existir a partir de meados de 2021.

Não está definida, para já, qualquer parceria ou solução de compra de veículo elétrico das marcas do grupo SIVA (Volkswagen, SEAT, Audi, Skoda, entre outras) com integração de uma solução Moon, com Eduardo Rodrigues, diretor de vendas da Moon, a explicar que tal solução dependerá das marcas e dos seus interesses, sendo que a Moon estará presente para prestar essa solução, não fechando a porta até mesmo a marcas de outros grupos que queiram tirar partido das tecnologias da Moon.

Além de todos os seus atributos já referenciados, a Moon será também a representante em Portugal dos produtos da Elli, entidade da Volkswagen que já se encontra noutros países, mas que não está onde a Moon se encontra. Ou seja, a Elli, embora pertencendo à Volkswagen, não comercializa nem participa nos países onde a Moon está implementada, pelo que a Moon terá aqui essa responsabilidade.

A Moon será composta em Portugal pelo conselho de administração liderado por Rodolfo Schmid e Viktoria Kaufmann, com Pedro Prazeres a ter a seu cargo o pós-venda, sendo Vasconcelos Corrêa o responsável pelas operações da marca. João Luís Pratas será o responsável técnico e Eduardo Rodrigues o diretor de vendas.