É creditado como um dos pais do icónico Lamborghini Miura, mas também um dos impulsionadores da própria marca italiana nos seus primórdios. Paolo Stanzani, projetista e engenheiro automóvel de renome, faleceu aos 80 anos de idade.

Nascido a 20 de julho de 1936, Stanzani foi um dos elementos que trabalhou nos modelos Lamborghini da primeira geração, mais concretamente nos 350 GT e no Miura, sendo o seu trabalho essencial para a evolução da marca naqueles primeiros anos.

Trabalhando em conjunto com Gian Paolo Dallara e com o designer Marcello Gandini, o Miura tornou-se num dos projetos mais populares da marca, sendo ainda hoje reverenciado pelos entusiastas da marca e dos automóveis. Lançado em 1967, desde logo o Miura assumiu um papel fundamental para a definição dos desportivos de nova era, rivalizando com os modelos criados pela Ferrari.

O bom trabalho de Stanzani valeu-lhe a promoção no seio da marca para o cargo de diretor técnico, desenvolvendo também o Countach que viria a marcar o design da companhia nas décadas de 1970-1980, com um modelo em ‘cunha’ e visual muito aerodinâmico representativo daquela era.

Após a venda da Lamborghini, Stanzani deixou a marca e passou pela Bugatti, onde trabalhou naquele que foi um dos superdesportivos de referência na época, mas com pouca duração, o EB110. No ano passado, no evento que comemorou o 50.º anivesário do Miura, a marca convidou o grupo de ‘pais’ daquele desportivo, com Stanzani a juntar-se a Gian Paolo Dallara e Marcello Gandini para marcarem presença nos festejos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.