Tem nome de deus nórdico e é praticamente um camião com superpoderes. Enorme e com mais de 14 toneladas de peso, o Thor 24 tem uma imagem a que ninguém fica indiferente, mas são as credenciais mecânicas que realmente impressionam. Se não é o semi-reboque mais potente do mundo, anda muito perto, ao combinar dois motores V12 a gasóleo (cada um com 14 litros de capacidade), a debitar mais de 4000 cv!
Numa era em que os motores de combustão estão debaixo de mira, Mike Harrah é o orgulhoso criador desta excentricidade sobre rodas. O norte-americano necessitou de sete anos e sete milhões de euros para construir este portento, utilizando o chassis de um Peterbilt 359 fabricado em 1979, esticado até aos 13,4 metros de comprimentos e dois motores de iate fabricados pela Detroit Diesel. Cada um destes blocos debitava de origem 532 cv, números que não satisfaziam Mike Harrah, que conseguiu acrescentar à equação 12 compressores volumétricos e oito injetores de nitrogénio. Contas feitas, são precisamente 4030 cv às ordens do pedal da direita.
No habitáculo, a mesma receita de excentricidade. O seletor da transmissão manual Allison HT740, por exemplo, é uma espada… Já o painel de bordo apresenta nada menos que 24 instrumentos diferentes, incluindo quatro ecrãs para leitura das imagens captadas pelas variadíssimas câmaras para compensar a visibilidade reduzida para o exterior. O sistema multimédia é composto por um equipamento de áudio com 1.500 watts e uma televisão com 40 polegadas.
Interessado? Então vai gostar de saber que o Thor 24 vai ser vendido em leilão num evento dinamizado pela Worldwide Auctioneers, em Riade, na Arábia Saudita. Só o preço de venda ao público não foi sequer estimado…

