A Koenigsegg anunciou no recente Salão de Genebra um acordo de parceria com a Spyker com vista ao fornecimento de motores V8 atmosféricos à marca holandesa, substituindo os anteriores V8 provenientes da Audi.

Conhecida pelos seus superdesportivos, mas também pela sua capacidade de engenharia, a Koenigsegg demonstra igualmente uma incrível confiança nos seus próprios motores, com o seu CEO e fundador, Christian von Koenigsegg, a revelar à revista Road&Track que o V8 que será utilizado no Spyker C8 Preliator Spyder poderá durar… 200 anos!

“[O motor] foi subdimensionado para as necessidades deles, porque a estrutura pode suportar até 1.500 CV e eles vão ter apenas 600… os nossos motores são à prova de bala com 1.360 CV, os nossos clientes não matam os motores, pelo que aquele motor poderá durar, não sei… 200 anos ou qualquer coisa assim”, referiu Koenigsegg, abordando a resistência do motor que será entregue à Spyker.

A lógica de Christian von Koenigsegg é simples: sendo um motor concebido para elevadas potências, o V8 atmosférico desenvolvido pelos suecos está bem longe dos seus limites, pelo que tal se traduz numa robustez acrescida. Contudo, ainda que partilhe muita da sua filosofia com o motor de potência acima dos 1.000 CV, existem muitas diferenças.

“Basicamente, têm as mesmas cambotas, comando das válvulas, bielas e cabeças dos cilindros… mas mudámos aquilo que precisávamos. A lubrificação de cárter seco, os escapes, a admissão para tomada de ar, aumentar a taxa de compressão e os injetores são mais pequenos porque não há necessidade para esse tipo de fluxo”, afiançou o CEO da Koenigsegg.

A colaboração entre a Spyker a Koenigsegg deverá prolongar-se até para outro modelo, caso a companhia holandesa avance com o seu plano de produção para um SUV.

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