As impressoras 3D podem vir a revolucionar a indústria automóvel, com alguns fabricantes a começarem já a aplicar este método de produção às suas linhas de montagem.

A Ford, atenta a estas novas tecnologias, confirmou recentemente que irá aplicar peças de fabrico 3D em veículos de produção em série tendo já adquirido uma unidade de grandes dimensões para o seu Centro de Desenvolvimento e de Investigação.

Mas as potencialidades são, aparentemente, ilimitadas, conforme demonstra este vídeo em que a réplica de um motor Subaru WRX ‘Boxer’ EJ20 foi construído por Eric Harrell, engenheiro mecânico, com uma simples impressora 3D que teve um custo de 200 dólares.

O motor, embora pequeno, revela ser totalmente funcional, beneficiando de um acionamento elétrico que, depois, mantém a sua atividade sozinho. Graças a elementos amovíveis, é possível observar a movimentação dos componentes do motor no seu interior.

Mas, para conseguir montar este motor não basta colocar peças ao acaso. Harrell deixou no seu site um guia de instruções para levar a cabo uma obra do mesmo género.