O estatuto de automóvel mais valioso do mundo passou a estar na ‘posse’ de um Mercedes-Benz de 1955. Após os primeiros rumores que apontavam para um negócio multimilionário, a leiloeira RM Sotheby’s veio confirmar a venda de um 300 SLR Uhlenhaut Coupé por impressionantes 135.000.000€.

É descrito como um dos leilões mais marcantes alguma vez realizados, resultando de uma cooperação entre a RM Sotheby’s e a Mercedes-Benz. Vendido por 135 milhões de euros, o Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé (apenas existem dois exemplares em todo o mundo) superou os modelos da Ferrari – nomeadamente, o 250 GTO – para se firmar como o automóvel mais caro vendido.

Este clássico irá agora para a coleção particular do comprador, com a verba deste leilão a reverter para a criação de um fundo solidário criado pela marca, o ‘Mercedes-Benz Fund’, que irá oferecer bolsas de estudo aos mais jovens para pesquisa em áreas de ciência ambiental e descarbonização.

Um de apenas dois protótipos construídos pelo departamento de competição da Mercedes-Benz na década de 1950, este modelo recebeu o nome do seu criador e engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut, sendo considerado como um dos exemplos mais evidentes da engenharia automóvel e uma joia de design. Há mesmo quem considere este 300 SLR “o carro mais belo do mundo”.

A base para o modelo é a do W 196 R que venceu dois títulos de Fórmula 1 com Juan Manuel Fangio, com uma velocidade de ponta declarada de 290 km/h, naquele que era o carro mais veloz da sua época.

O leilão deste 300 SLR Uhlenhaut Coupé decorreu no passado dia 5 de maio no Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, com clientes selecionados e colecionadores internacionais de automóveis que partilham os valores da marca germânica.

Com este valor, o 300 SLR assume o topo dos modelos mais valiosos de sempre, batendo o recorde existente em mais de 90 milhões de euros, que pertencia a um Ferrari 250 GTO de 1962, com a RM Sotheby’s a adiantar, também, que a licitação base era, em si, superior ao valor do desportivo italiano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.