O Museu Nacional do Motor (NMM), sediado no Reino Unido e dedicado à história motorizada, vai dar início a uma campanha para restaurar o Sunbeam 1000 hp, de forma a permitir que este veículo recordista com motor V12 possa tentar reeditar um recorde de velocidade com 100 anos.

A campanha de restauro arranca a 29 de março, com o NMM a trabalhar em parceria com a Brookspeed Automotive para angariar cerca de 300 mil libras esterlinas de forma a restaurar este veículo histórico. O objetivo é levá-lo a Daytona em 2027 para comemorar o centenário de um recorde de velocidade.

Apelidado de ‘The Slug’ (lesma), pelo formato, mas não pela velocidade, o Sunbeam 1000 hp irá atravessar um restauro que irá ser documentado em vídeo e filme, ao mesmo tempo possibilitando que escolas e universidades de engenharia possam envolver-se no processo. Para reunir donativos, o veículo irá percorrer diversos centros de exposição na Europa e nos Estados Unidos da América.

O Sunbeam possui dois motores V12 de 22.5 litros, cada um com 440 CV de potência, não funcionando há mais de meio século depois de a corrosão ter ‘invadido’ o bloco. Através de um processo de reconstrução meticuloso e recurso ao conhecimento dos especialistas e de partes específicas, o National Motor Museum pretende trazer de volta os dois motores à vida. O piloto sentava-se entre os dois motores, um à frente do outro, para obter um formato aerodinâmico mais contundente. O peso do Sunbeam superava as três toneladas.

Desenhado e concebido para quebrar a barreira das 200 mph (321 km/h), esta máquina poderosa foi, outrora, a mais veloz do planeta. Em 1927, cerca de 30 mil espectadores reuniram-se nas dunas da praia de Daytona para verem o Major Henry Segrave estabelecer um novo recorde de velocidade em terra com uma velocidade média de 203.79 mph.

“Esta é uma oportunidade extremamente excitante para reunir os fundos necessários para dar nova vida aos dois motores e permitir ao Sunbeam voltar a competir”, refere Michelle Kirwan, diretora de desenvolvimento do referido museu. “Poder levar este carro icónico de volta a Daytona, onde foi feita história no recorde de velocidade em terra, seria incrível – especialmente, no ano de centenário”, complementa a responsável.

Este veículo está atualmente no NMM junto a outros recordistas como o Sunbeam 350 hp, Golden Arrow e Bluebird CN7.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.