‘Nariz de tigre’: A imagem felina que trouxe uma nova Kia para a Europa

10/11/2018

A Kia popularizou a sua assinatura de estilo para a grelha dianteira dos modelos através daquilo a que chamou ‘nariz de tigre’.

A inspiração veio, naturalmente, do mundo animal e daquele portentoso – embora ameaçado – felino selvagem, que procura sobreviver nas selvas. De acordo com o WWF (World Wildlife Fund), existem menos de 4.000 tigres em liberdade, tendo-se assistido recentemente a um travão no decréscimo da sua população.

Predador de grande agilidade, o tigre é também um dos animais mais admirados, pelo que a sua agressividade foi transferida para o mundo automóvel por ação do designer da marca, Peter Schreyer, que procurou incutir nos seus modelos o mesmo espírito de movimento e dinamismo.

A imagem de maior dinamismo proporcionada pela grelha dianteira estilizada acabou por ser um dos elementos responsáveis pela subida de popularidade da companhia atualmente detida pela Hyundai, naquela que é uma parceria de grande força e que ameaça tornar-se numa das mais fortes da Europa.

Modelos como os novos Stinger, Picanto ou Ceed ostentam, com orgulho, aquele traço distintivo e remetem igualmente para a lembrança de preservar aquele que é um dos felinos de grande porte mais ameaçados no mundo inteiro por ação do Homem.


Tigres: a ameaça prevalece

De acordo com o site do WWF, os tigres perderam 93% da sua população histórica, muito por culpa da ação humana. O seu habitat natural foi delapidado para fins de agricultura e para o negócio da madeira, ao mesmo tempo que o próprio desenvolvimento civilizacional tornou a sua existência mais reduzida. A ameaça prevalece, mesmo estando este animal incluído na lista de espécies ameaçadas de extinção, sobretudo porque os caçadores furtivos continuam a ver nestes animais ‘troféus’ de caça.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.