Nicola Materazzi, engenheiro italiano conhecido por ser o ‘pai’ do Ferrari F40, morreu no passado dia 24 de agosto, aos 83 anos de idade, deixando como legado alguns dos mais belos e importantes automóveis da indústria.

Nascido em 1939, em Salerno, Itália, Materazzi rapidamente se rodeou de automóveis, crescendo em plana era de desenvolvimento acelerado da indústria após a Segunda Guerra Mundial, auxiliando na conceção de diversos modelos de marcas como a Lancia e Ferrari, mas também da Bugatti.

Na Lancia, ajudou os Flavia e Fulvia a tornarem-se realidade, sendo também da sua autoria muito do trabalho no icónico Stratos, que se tornou num dos modelos mais influentes dos ralis na década de 1970.

Depois, rumou à Ferrari, na qual colocou os seus conhecimentos na tecnologia de sobrealimentação que depois seria aplicada nos V8 do 288 GTO e, depois, no F40. Esses dois modelos apresentam alguns pontos de contacto, mas o motor do F40, um V8 biturbo, estava num patamar mais evoluído. O F40 viria também a ser o último projeto ao qual Enzo Ferrari deu ‘luz verde’.

Depois, Materazzi transferiu-se para uma marca que se pode considerar rival, a francesa Bugatti, ajudando a desenvolver o EB110 GT (e o derivativo EB110 SS).