Utilizando a sua unidade de produção no Reino Unido, em Sunderland, entretanto parada, a Nissan decidiu ajudar na luta dos profissionais de saúde contra o Covid-19, ajudando na logística de entrega de centenas de milhares de viseiras protetoras para garantir a sua segurança quando lidam com os infetados pelo novo coronavírus.

Uma equipa de voluntários criou uma linha de processamento de peças na área de montagem final da unidade fabril da Nissan em Sunderland para separar milhares de peças individuais para viseiras e embalá-las em conjuntos de 125 para envio direto ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Mais de 77.000 viseiras saíram já da unidade fabril na passada semana e a partir de agora até 100.000 serão distribuídas semanalmente, naquele que é mais um esforço da marca japonesa para ajudar na crise sanitária que assola também em larga escala o Reino Unido.

Na primeira fase do projeto, a equipa recebeu centenas de caixas de peças para viseiras vindas de voluntários de todo o país que têm utilizado as suas impressoras 3D para produzir o EPI.

O projeto foi inspirado por quatro irmãos, dois dos quais, Anthony e Chris Grilli, são engenheiros no Centro Técnico da Nissan em Cranfield, Bedfordshire. A produção foi inicialmente lançada com o apoio de crowdfunding e utilizou bancos de impressoras 3D nas casas dos irmãos Grilli.

“Tínhamos a capacidade para apoiar o esforço nacional para produzir mais EPI para os profissionais de saúde da linha da frente e tínhamos de ajudar. Mobilizámo-nos rapidamente para produzir peças com a nossa capacidade de impressão 3D em casa e estamos gratos a todos aqueles que fizeram donativos através do nosso site de crowdfunding para nos ajudar a lançar este projeto”, referiu Anthony Grilli.

A Nissan disponibilizou fundos para uma ferramenta de moldagem por injeção que aumenta o número de peças produzidas, que são agora fornecidas por empresas em Lancashire, Coventry e Gateshead. A moldagem por injeção proporciona uma forma mais rápida de produzir as peças plásticas necessárias e aumentou o volume disponível.

As viseiras são constituídas por três peças individuais: uma fita elástica para a cabeça, uma armação e uma viseira transparente. Estas peças são enviadas à Nissan para embalamento e distribuição num formato pronto a montar para um centro de compras do SNS. As viseiras são expedidas neste formato a pedido do SNS, para minimizar os riscos de danos durante o transporte e para garantir que é possível enviar imediatamente o volume máximo.

Os quatro irmãos Grilli continuam a imprimir viseiras 3D em casa e abastecem as instalações de cuidados de saúde e lares locais.