Uma das circunstâncias aceleradas pela Covid-19 foi a aposta das marcas automóveis no comércio digital, com cada vez mais construtores a lançarem portais para a venda de veículos novos. A Nissan é a mais recente companhia a lançar um site dedicado para o efeito, o Nissan WebStore, no qual a disponibilidade imediata do automóvel é apenas uma das vantagens oferecidas.

A marca adianta que bastam sete cliques no seu site – disponível sete dias por semana – para que um Nissan chegue a casa do cliente com medidas de segurança completas, podendo o cliente configurar o modelo desejado, escolher o plano de financiamento e o concessionário numa ação que dura cerca de dez minutos.

A Nissan Portugal implementou esta nova abordagem de vendas trabalhando em estreita colaboração com a sua rede de concessionários. Esta colaboração permitiu que a empresa, ao longo das últimas semanas, desenvolvesse a ferramenta online e testasse o procedimento de vendas eletrónicas da Nissan WebStore com os seus concessionários. O processo implicou o envolvimento de todas as áreas de negócio, desde vendas e marketing aos departamentos de qualidade, jurídico e de comunicação, como parte de um esforço de equipa para conseguir uma ferramenta simples e um processo eficiente para uma experiência do cliente fluida.

“O cliente está sempre no centro de tudo aquilo que fazemos e ainda mais agora, neste momento difícil que estamos a atravessar devido à pandemia da Covid-19”, explicou Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal, referindo-se a este processo inovador da Nissan. “Estamos confiantes de que esta proposta da marca vai encaixar na perfeição nas expectativas e necessidades dos nossos cliente, acrescentou.

Acompanhamento humano

Apesar de ser apelidado como uma forma de comércio digital, o automóvel continua a ter uma abordagem humana que serve para tirar dúvidas ou ajudar no processo de escolha de cada automóvel. Assim, após o processo de escolha do veículo, o cliente recebe imediatamente por e-mail uma confirmação da reserva do modelo.

Em seguida, recebe uma chamada telefónica de um consultor de vendas do concessionário Nissan selecionado que irá acompanhá-lo ao longo da segunda parte do processo, que consiste no contrato de venda do modelo e respetivos documentos de financiamento caso o cliente tenha optado por esta solução. Depois, só falta fazer a entrega em casa do cliente, entrega essa que será agendada com o consultor de vendas com base no processo de registo e na logística de entrega final.

O processo de entrega segue protocolos rigorosos de higienização e desinfeção, sendo que o automóvel é transportado em reboque até ao destino. A entrega personalizada fica a cargo do consultor de vendas do concessionário, que se descolará no seu próprio veículo até ao ponto de entrega especificado pelo cliente para configurar (equipado com EPI, máscara e luvas) os detalhes do modelo adquirido e entregar os documentos e a chave do automóvel.

A venda online significa que o cliente consegue uma entrega imediata e evita deslocações, contacto social e tempos de espera. Também simplifica o processo de compra, desde a escolha do automóvel à entrega em casa no espaço de uma semana.

Utilizando o processo online, o cliente consegue ver, em dois cliques, o preço de venda do modelo escolhido, o preço final incluindo as campanhas de marketing criadas pela empresa e, por último, o custo mensal do plano de financiamento que o cliente programou no configurador do website da Nissan.