Nissan mostra como será o carro urbano chique do futuro

01/10/2019

O Nissan IMk Concept é a visão da marca japonesa para um futuro não muito distante, no qual os carros elétricos e conectados dominarão as grandes cidades. Esta é mais uma etapa da estratégia de mobilidade inteligente da Nissan para a mobilidade urbana.

O novo protótipo da Nissan será revelado no Salão de Tóquio, em outubro, mostrando a tendência para automóveis de nova geração em termos estéticos, num conceito que a Nissan apelida de ‘Futurismo Japonês Intemporal’, demonstrando uma aparência muito em linha com os ‘kei cars’ locais. A carroçaria está pintada num tom cobre, embora contrastando com alguns apontamentos a cinzento presentes nos pilares A ou na grelha dianteira.

Mas é por dentro que este IMk Concept da Nissan revela um potencial futurista mais forte, dispensando uma grande parte dos comandos físicos em prol de superfícies táteis. Alguns dos controlos recorrem mesmo a hologramas. No entanto, o impacto visual é igualmente muito forte, graças ao habitáculo muito suave e revestido com um material cinzento que ‘preenche’ tablier e volante, a que se juntam ainda elementos em madeira na parte inferior do habitáculo. Não há túnel central e os bancos assemelham-se a poltronas para maior conforto dos ocupantes.

De acordo com Satoru Tai, diretor de Design da Nissan, o conceito do interior procurou combinar requinte e tecnologia: “Poderíamos ter mantido todas as superfícies no interior completamente planas no interior do IMk, o que teria resultado em mais espaço físico. Mas se o fizéssemos, perderíamos alguma da sua beleza e não queríamos seguir esse caminho”, explica Tai, para quem o “IMk nunca teve como foco ser mais amplo do que um pequeno carro tradicional. O foco era torná-lo mais requintado, um parceiro de estilo que oferece aos ocupantes um espaço chique e elegante para desfrutarem”.

O modelo é 100% elétrico, mesmo que não se saiba qual a potência e a autonomia, mas o que a Nissan refere é a existência da mais recente versão de tecnologia ProPilot, como a ‘Invisible-to-Visible’ (revelada no CES de Las Vegas) que permite averiguar o que está para lá de uma esquina, por exemplo. Este sistema aponta ainda para uma grande quantidade de elementos de segurança e de assistência à condução “para tornar as viagens mais seguras, mais agradáveis e interessantes para os condutores ao combinar condução navegada nas autoestradas com capacidades de condução em via única sem mãos”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.