A Nissan aliou-se à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) para criar um novo veículo destinado à exploração lunar.

O centro de investigação de exploração espacial da JAXA está a investigar novos veículos, estando a Nissan a trabalhar com aquela entidade para desenvolver um explorador lunar desde janeiro de 2020. Não tripulados, esses veículos devem ser capazes de atravessar a superfície lunar, superando não só as poeiras, mas também as ondulações do terreno, além de revelarem enorme eficiência.

A investigação da Nissan aplica-se à tecnologia de controlo do motor que foi desenvolvida através da produção de veículos elétricos em massa, como o Leaf, a par da tecnologia de tração integral e-4ORCE que irá ser estreada no novo Ariya, SUV 100% elétrico a ser lançado este ano, sendo essa uma solução muito interessante para a exploração do solo lunar.

Quando os automóveis são conduzidos pisos de areia, as rodas tendem a escorregar e a patinar, enterrando-se frequentemente. As tecnologias de tração integral desenvolvidas pela Nissan visam, precisamente, aumentar a eficácia (e consequentemente, a eficiência) nesse tipo de pisos, transferindo-a para a aplicação aeroespacial em conjunto com a JAXA, que também ofereceu a sua experiência para este projeto.

“A utilização de automóveis e de situação de trânsito são de várias amplitudes. Ambicionamos ter a derradeira performance de condução através da nossa pesquisa e desenvolvimento e acredito que o conhecimento obtido com esta parceria com a JAXA vai levar a inovações nos nossos veículos que irão beneficiar os clientes”, referiu Toshiyuki Nakajima, diretor geral do Departamento de Engenharia Avançada de Veículos da Nissan que tem a seu cargo a tecnologia e-4ORCE.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.