Nova exposição do Museu Enzo Ferrari: Ferrari Forever

14/04/2022

A 12 de Março de 1947 Enzo Ferrari rodou as chave e o Ferrari 125 S e o primeiro automóvel que tinha o seu nome, ganhou vida. O Ferrari que deixou Maranello nesse ano não era simplesmente um veículo mas sim um símbolo. Era a materialização de valores e cultura que iria ajudar a lançar a marca até onde hoje se encontra.

Este automóvel incorporava a habilidade, tradição, dedicação e inovação que a empresa valorizava, os mesmos valores que permitiram criar obras-primas ao longo dos anos e que conseguiu, e ainda consegue, deixar a sua marca na indústria automóvel.

Passados 75 anos a Ferrari está a celebrar o seu aniversário no museu Enzo Ferrari, em Modena, ao abrir o Ferrari Classiche. Este é um departamento único que nunca esteve disponível ao público antes. Criado em 2006, este departamento fornece aos proprietários dos veículos uma serviço exclusivo com o objectivo de preservar a herança de Ferraris clássicos.

A exposição “Ferrari Forever” apresenta o trabalho importante que este departamento realiza e os serviços que oferece. Em primeira instância fornece um certificado de autenticidade, um documento oficial que identifica a autenticidade e originalidade dos veículos. É destinado a veículos de estrada, protótipos e automóveis desportivos com mais de 20 anos.

O visitante vai ter a oportunidade de visitar a oficina do Ferrari Classiche com uma visita pela manutenção e restauro que está a ser realizado pela equipa. É um processo interessante que faz com que os veículos regressam ao seu esplendor original. Este trabalho é possível devido ao acesso às mesmas máquinas e ferramentas que produziram as peças originais. Além disso, o trabalho é feito e supervisionado por técnicos especializados que possuem um vasto conhecimento sobre os motores da Ferrari e as características únicas de cada modelo.

O arquivo histórico também é algo notável e consiste numa colecção de desenhos técnicos das folhas de montagem de todos os modelo produzidos, desde 1947. O acesso a esta informação permite que a Ferrari Classiche garanta que o seu trabalho se encontra em conformidade com os projectos originais, até ao mais ínfimo pormenor.

A importância do Ferrari Classiche’s pode ser vista através dos 15 automóveis autenticados e expostos, sendo que alguns foram restaurados pelo próprio departamento.

A história da Ferrari pode ser vista através destes veículos pois cada um deles representa a alma da marca. O 250 GT Competizione Tour de France, de 1956, do designer e constructor de carroçarias, Sergio Scaglietti, representa os modelos de Gran Turismo. Este automóvel é considerado um dos mais bem sucedidos e atraentes modelos do “cavallino rampante”.

Um 250 GT Cabriolet de 1959 também está exposto. Este modelo foi criado para clientes que procuravam sofisticação para destinos glamorosos como o Côte d’Azur e a Califórnia. Este elegante e confortável Ferrari era o sonho de qualquer proprietário visto exclusivamente em eventos e até chegou a participar em alguns filmes de Hollywood.

Para além dos belos automóveis que vão estar expostos os visitantes também vão poder ver e admirar objectos únicos e raros. Um destes items é o “mascherone” original de um Ferrari 500 Mondial, de 1953. Na época, para garantir que os automóveis estavam alinhados o que estava planeado, criavam-se modelos de referência para mostrar como ficaria a silhueta do veículo. As chapas de metal utilizadas foram meticulosamente moldadas à mão e depois soldadas umas às outras. Esta peça de arte automóvel é um dos testemunhas da dedicação ao artesanato que a Ferrari encorajou de 1940 até 1960.

De maneira a celebrar o 75º aniversário da marca “Ferrari Forever” retrata a história de excelência que resistiu ao teste do tempo e uma tradição que irá continuar a inovar e melhorar no futuro.

A exposição já está aberta ao público e pode ser vista no Museu Enzo Ferrari, em Modena até 17 de Fevereiro de 2023.