Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova geração da FUSO Canter já em produção no Tramagal

Publicidade Continue a leitura a seguir

A FUSO, marca do grupo Daimler Truck, deu início à produção (SOP) da nova geração Canter na Europa, mais concretamente na unidade da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), situada no Tramagal, em Abrantes. A nova Canter estará disponível em Portugal no final do primeiro trimestre de 2022.

O início da produção da sua nona geração, a mais recente e evoluída de sempre, é um marco importante na história de sucesso da FUSO Canter, não apenas a nível global, mas especialmente a nível do mercado nacional onde, em 2022, a Canter celebra 50 anos de comercialização, sendo que as primeiras unidades deste icónico modelo matriculadas em Portugal datam de 1972 – 50 anos ao longo dos quais já foram matriculadas por terras lusas mais de 80.000 unidades e sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até 40 anos.

Exteriormente, a nova Canter apresenta-se com uma cabine redesenhada e visualmente mais apelativa, onde os novos faróis, mais expressivos (contando já com luzes diurnas em LED) são combinados com a faixa negra que ostenta o lettering “FUSO” e sublinhados por para-choques mais robustos e que revelam mais inspiração no desenho.

O interior da cabine apresenta o conceito típico de chassis-cabine avançada que sempre caracterizou a Canter ao longo das suas várias gerações, fazendo da robustez de construção, ergonomia e espaço interior os seus principais argumentos, num tablier de linhas simples e limpas, muito apreciados para um uso estritamente profissional.

Esta renovada cabine assenta num chassis concebido e tratado para ser robusto e durável, capaz de suportar um peso bruto deste 3500 kg até 8550 kg, tornando a Canter num veículo apto para um mundo de possibilidades e aplicações.

Também mais económica e amiga do ambiente, a nova FUSO Canter conta com um novo sistema de escape, estando agora apta a cumprir a norma de emissões EURO VI – Step E.

A FUSO Canter produzida no Tramagal foi desenvolvida no Japão especificamente para ser construída na Europa. A maioria dos seus componentes são como tal provenientes de mais de 90 fornecedores europeus como o motor, peças dos eixos, molas, travões, pneus, grupos óticos e farolins, bem como os bancos e painéis do interior. A FUSO contribui, desde o Japão, essencialmente com peças específicas para a cabine e chassis, componentes dos eixos, volante, sistemas de climatização e ainda a inovadora transmissão de Dupla Embraiagem Duonic.

“Hoje, este início de produção é um motivo de orgulho para todos nós na fábrica europeia da FUSO no Tramagal. Desde 1980 já produzimos quase 240.000 camiões FUSO. Agora, a nova FUSO Canter continuará este legado, saindo das linhas de montagem a partir de hoje e, como sempre, cumprindo fielmente os exigentes requisitos de qualidade da FUSO e da Daimler Truck”, declara Jorge Rosa, Presidente e CEO da Mitsubishi FUSO Truck Europe.

A fábrica do Tramagal produz as FUSO Canter e as eCanter 100% elétricas. Em linha com os objetivos de sustentabilidade para as unidades de produção Europeia da Daimler Trucks, a MFTE tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2022.