Novas matrículas em Portugal vão ter dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, permitem combinações originais, mas palavrões ou a criação de símbolos maldosos estão proibidos.

As vendas do setor automóvel ainda não atingiram o fim da atual série, mas o diploma do Governo que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o código da estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir, foi agora promulgado pelo Presidente da República.

O diploma confirma assim a passagem para a nova série de matrículas, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, introduzindo novas combinações de carateres que incluirá, pela primeira vez, as letras Y, K e W, num total de 28 milhões de combinações possíveis. Algumas… pouco recomendáveis.

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o novo método utilizado na composição das matrículas para automóveis novos em Portugal irá permitir a formação de palavras obscenas e combinações maldosas, que estão proibidas

Mais mudanças

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) admitiu, numa mensagem aos agentes do setor automóvel, que as novas matrículas de carros podem deixar de exibir a área amarela com o ano e mês do primeiro registo. E a mesma fonte confirmou a lista de sequências que estão desde logo reservadas para as viaturas de entidades de Estado:

AP-00-00 – para veículos da Marinha Portuguesa

GNR x-0000 – para a veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR)

MX-00-00 – para viaturas do Exército Português

AM-00-00 – para a Força Aérea Portuguesa