O novo assistente virtual desenvolvido pela Mercedes-Benz para incluir nos seus automóveis no futuro terá a capacidade de se adaptar à disposição e ao humor dos ocupantes, tornando-se dessa forma num assistente mais humanizado para atender às necessidades dos passageiros.

Apresentado na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES), o novo sistema de infoentretenimento MB.OS vai ser estreado na versão de produção do futuro CLA Concept com base na arquitetura Mercedes Modular Architecture (MMA), prevendo uma melhoria na resposta aos pedidos dos ocupantes, sobretudo com recurso à tecnologia de inteligência artificial para um relacionamento semelhante ao de seres humanos.

Assente naquilo que a marca define como “traços de personalidade”, o assistente virtual inteligente poderá efetuar sugestões com base em padrões comportamentais aprendidos ao longo do tempo e dependendo da situação, dispondo de mecanismos de aprendizagem do estilo de vida do proprietário do veículo para assim se adaptar e antecipar às suas necessidades.

A Mercedes-Benz indica, mesmo, que será muito semelhante a ter uma conversa com outro humano, dispensado a a frase de ativação ‘Hey Mercedes’ (embora a marca não indique como será feita essa ativação de forma a não se confundir e ativar-se inadvertidamente durante uma conversa com outro ocupante do veículo), mas podendo até responder ao condutor com uma contra-pergunta para clarificar o pedido inicial, por exemplo.

O MBUX Virtual Assistant irá utilizar como avatar uma estrela no ecrã central para expressar os diferentes estados de espírito.