A Volvo Trucks revelou as primeiras imagens daquele que será o seu novo camião elétrico para transportes de bens e mercadorias. Com um desenho tradicional para o mercado americano, o novo modelo sueco aposta numa motorização 100% elétrica para enfrentar as propostas de marcas como a Tesla, que terá o seu Semi nas estradas no início da próxima década.

O VNR Electric tem por base o modelo convencional, mas é aqui proposto com uma motorização elétrica para transportes de média distância, diferenciando-se por apontamentos como a aerodinâmica mais eficiente para uma autonomia melhorada.

A companhia sueca não revelou especificações técnicas do VNR Electric, sabendo-se que terá unidades de demonstração nos Estados Unidos da América (EUA) em 2019 para o lançamento posterior em 2020. A versão de demonstração, refere a Volvo Trucks, terá por base a tecnologia já encontrada nos Volvo FE Electric, os quais serão lançados na Europa em 2019 com especificações técnicas já reveladas.

Destinados a utilizações como remoção de lixo ou pequenas tarefas de distribuição diária, os FE Electric terão um sistema elétrico com dois motores capazes de debitar 503 CV/370 kW e 850 Nm de binário, alimentados por um conjunto de baterias de iões de lítio de 200 ou de 300 kWh, dependendo da especificação pretendida.

A autonomia anunciada para estes modelos é de 200 quilómetros, o que será suficiente para as tarefas a que se destinam. O tempo de carregamento, de baterias vazias até completamente carregadas (300 kWh) é de aproximadamente uma hora e meia em CCS2 150 kW e de cerca de dez horas no carregamento de baixa potência (22 kW CA).

“O Volvo VNR é ideal para aplicações como distribuição urbana, transportes logísticos ou outras aplicações regionais nas quais os camiões elétricos terão o maior impacto”, referiu Johan Agebrand, diretor de marketing de produto da Volvo Trucks USA.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.