Embora tenha continuado em comercialização no mercado italiano, apenas com o Ypsilon, a Lancia desapareceu do resto da Europa, tornando-se numa marca ‘doméstica’. Com a criação da Stellantis, um dos objetivos do grupo liderado por Carlos Tavares foi o de ressurgimento da Lancia, aproveitando as ‘ferramentas’ elétricas disponibilizadas pela Stellantis rumo à eletrificação, mas com as credenciais tradicionais do luxo e elegância por que era conhecida.
O novo Ypsilon será o primeiro de três modelos estratégicos a revelar pela Lancia para o futuro, com a primeira imagem de antecipação a ser revelada hoje, na forma da edição especial Ypsilon Edizione Limitada Cassina, disponível em apenas 1906 unidades numeradas e certificadas em versão 100% elétrica. Porém, a primeira imagem não é do automóvel em si, mas antes do ‘tavolino’ (mesa), que incorpora um pormenor e um elemento de design únicos.
“O dia pelo qual todos esperávamos chegou finalmente. O dia de hoje marca o renascimento da marca Lancia com a primeira imagem do Ypsilon, o primeiro dos três automóveis do nosso Plano Estratégico”, começou por referir Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
“Graças à colaboração com a Cassina, este automóvel torna-se a expressão máxima da sensação doméstica a bordo de um automóvel Lancia, enfatizando a atenção aos detalhes, materiais, cores e espaços, e apresentando o primeiro ‘tavolino’ a bordo de um automóvel para que os utilizadores se sintam em casa, onde quer que estejam”, complementou o CEO da marca transalpina.
A revelação do modelo está agendada para fevereiro de 2024, com o percurso das próximas semanas a revelar uma série de outros detalhes do Lancia Ypsilon antes do evento principal.Recorde-se que a Lancia tem uma estratégia de eletrificação ambiciosa, em linha com o plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis e apoiado pelo Free2move Charge num ecossistema de carregamento 360° totalmente integrado.