Destinado sobretudo ao mercado indiano, o novo Mahindra Thar é proposto como um todo-o-terreno capaz de ir a todo o lado, munindo-se de tecnologias modernas, mas a semelhança com o Jeep Wrangler poderá vir a dar que falar.

O novo Thar foi apresentado pela Mahindra esta semana, com um visual muito simples mas que também se aproxima do design do Wrangler, aquele que é o carro mais conhecido da Jeep, sobretudo quando observado de frente, com a grelha e os faróis redondos a servirem de imagem de marca.

A apresentação teve lugar, precisamente, no 74º Dia da Independência da Índia, com a Mahindra a referir que “o Thar é um salto quântico em termos de performance, conforto e conveniência quotidianas, tecnologia e segurança”, mas mantendo-se fiel à sua promessa fundamental de ir a todo o lado e “de dar continuidade ao seu design icónico”.

No interior, a configuração varia entre os quatro e seis lugares, dependendo da versão, havendo um ecrã central de 7.0” para o sistema multimédia e foco na funcionalidade, como o ecrã TFT no painel de instrumentos para informações ao condutor. À disposição do comprador estarão três opções de capota: um tejadilho rígido amovível ‘hard-top’, um tejadilho de abertura manual e uma solução fixa de lona. De resto, bloqueios de diferencial e suspensão independente fazem parte da lista de equipamento pensada para terrenos difíceis fora de estrada.

A escolha de motorizações, já de acordo com as novas normas de regulação ambiental na Índia, será feita entre o 2.0 TGDI a gasolina de 152 CV e o 2.2 Diesel de 132 CV, podendo este ser acoplado a caixas manual ou automática de seis velocidades. Em ambos os casos, tração integral e boas cotas de utilização fora de estrada, com ângulos de ataque, ventral e de saída de 41,8º, 36,8º e 27º, respetivamente.

O novo Thar será lançado naquele mercado no início de outubro, mas não será de descartar que possa vir a ter de proceder a alterações ao desenho exterior do seu novo modelo caso a Jeep volte a recorrer à justiça para tal. Isto porque no final de 2019, a Mahindra foi obrigada a alterar o desenho do seu jipe Roxor depois de as autoridades americanas terem dado razão à Jeep quanto às suas semelhanças estéticas com os seus modelos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.