Apontando a diversos segmentos em que a Mazda quer continuar a ter uma palavra de destaque, os quatro modelos já conhecidos da marca destacam evoluções ligeiras ao nível do design Kodo, das mecânicas e também do foro tecnológico, subjacente à assinatura Skyactiv. A esse grupo junta-se o Mazda2 Hybrid, a primeira grande novidade absoluta do presente ano de 2022, que é praticamente uma versão rebatizada do Toyota Yaris Hybrid. Esta é uma solução permitida pelo acordo de parceria entre as duas companhias, com o novo Mazda2 Hybrid a ser lançado como alternativa ao Mazda2 com motor de combustão tradicional que se manterá à venda, mas apenas por encomenda.
O objetivo da Mazda é ter um modelo com tecnologia híbrida totalmente comprovada, capaz de ajudar também a baixar a média de emissões de dióxido de carbono.
Partindo precisamente deste novo modelo, o novo utilitário híbrido surge com a mesma mecânica do Toyota, ou seja, a combinação do motor 1.5 a gasolina de três cilindros e 93 CV de potência com um motor elétrico de 59 kW. A potência combinada é de 116 CV.
No arranque opera automaticamente em modo EV (100% elétrico), rodando assim enquanto as condições de condução e a carga da bateria se mantiver. Em condução normal, a potência é repartida entre o bloco a gasolina e o motor elétrico, procurando a melhor eficiência de consumos e emissões.
Durante a desaceleração e travagem, a energia cinética é recuperada como energia elétrica, sendo armazenada na bateria de elevado desempenho, sendo o seu nível de potência constantemente gerido através de um gerador acionado pelo motor, eliminando-se, assim, a necessidade de recarregar o sistema a partir de uma fonte externa. Em termos de prestações, o Mazda2 Hybrid acelera dos zero aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h.Embora seja um veículo compacto com menos de quatro metros de comprimento (3,94 m), oferece uma distância entre eixos de 2560 mm, que a marca aponta como adequada para transportar confortavelmente quatro adultos, bem como 286 litros de espaço para bagagem. No domínio dos testes de colisão e segurança passiva da Euro NCAP, o Mazda Hybrid regista a classificação máxima de cinco estrelas.
O Mazda2 Hybrid está disponível em Portugal em três versões de equipamento – Pure, Agile e Select – com preços de venda ao público a partir dos 24.397€. De acordo com a Mazda, será a versão intermédia, a Agile, que mais expectativas gera em termos comerciais (a partir de 25.497€) na relação entre custo e equipamento oferecido. Porém, para se diferenciar do Toyota, a Mazda irá oferecer campanhas especiais.
É, também, uma proposta de elevada importância e significado para a Mazda, nomeadamente no seu compromisso denominado “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, reflexo da visão a longo prazo em termos de desenvolvimento tecnológico, tendo, entre outros objetivos, uma redução de 50% nas emissões médias de CO2 do produtor ao consumidor (well-to-wheel) da marca até 2030, através do constante aumento da eletrificação da sua gama e, assim, alcançar a neutralidade carbónica até 2050
Mazda CX-5 2022: Mais conteúdos exclusivos
Com uma gama profundamente renovada, o Mazda CX-5 de 2022 passa a assentar em cinco níveis de equipamento, em que se destacam os novos derivativos Homura, Newground e High Plus, de características próprias e com conteúdos perfeitamente diferenciados, juntando-se aos mais tradicionais níveis Evolve e Excellence, que desde há muito estruturam a gama do SUV maior da Mazda.
As atualizações visuais surgem ao nível do design Kodo, junto com uma refrescada imagem associada à introdução de novas cores de carroçaria, como o tom ‘Zircon Sand’, mas também no incremento da qualidade percebida e sentida em termos dos materiais empregues, das soluções de segurança do pacote i-Activsense e de apoio à condução, de conectividade e de conforto a bordo.
No domínio dinâmico, o upgrade decorre da estreia do sistema Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive), que permite selecionar diferentes modos de condução. Dispõe de uma gama completa com motores Diesel Skyactiv-D (2.2 de 150 CV e 2.2 de 184 CV) e a gasolina Skyactiv-G (2.0 de 165 CV e 2.5 de 194 CV), que potencialmente se podem associar a caixas de seis velocidades manuais ou automáticas e a sistemas de tração a duas rodas ou integrais (i-Activ AWD).
O leque de preços do Mazda CX-5 2022 inicia-se nos 34.571€.
Mazda CX-30 2022: O novo potencial do bloco e-Skyactiv X
O SUV do segmento médio da Mazda estreia funcionalidades ‘Connected Vehicle’ para conectividade remota, uma nova cor exterior ‘Platinum Quartz’ e um novo nível de equipamento denominado Homura, a par dos habituais Evolve e Excellence. Registam-se, também, melhorias em termos do conforto em estrada, fruto da conjugação de tecnologias inteligentes, como o sistema de tração integral i-Activ (AWD), em harmonia com o G-Vectoring Control (GVC) e o GVC Plus para controlo da distribuição do binário entre as rodas dianteiras e traseiras.
Ao nível dos motores mantêm-se a aposta nos blocos mild hybrid a gasolina 2.0 e-Skyactiv G de 122 CV, 2.0 e-Skyactiv G de 150 CV e 2.0 e-Skyactiv X de 186 CV, passíveis de serem associados a transmissões de seis velocidades Skyactiv MT (manual) e Skyactiv AT (automática) e sistemas de tração de duas rodas e i-Activ AWD.
Os preços de venda ao público do Mazda CX-30 2022 iniciam-se nos 31.894€.
Partilhando inúmeras soluções com o SUV CX-30, o Mazda3 para 2022 beneficia, naturalmente, da maioria dessas novas soluções, nomeadamente na estreia do novo nível de equipamento Homura, dispondo de versões hatchback de cinco portas (HB) e sedan (CS).
Evoluída ao nível das linhas Kodo, nomeadamente na secção traseira, com um novo design do sistema de iluminação e de mudança de direção, esta nova geração acrescenta, também ela, à sua palete de cores exteriores, a nova cor de carroçaria ‘Platinum Quartz’.
No capítulo mecânico, a gama para 2022 dá continuidade aos blocos a gasolina com tecnologia mild hybrid 2.0 e-Skyactiv G de 122 CV, 2.0 e-Skyactiv G de 150 CV (HB e CS) e o exclusivo bloco 2.0 e-Skyactiv X de 186 CV (só HB), que potencialmente se podem ver associados a caixas manuais de seis velocidades ou automática.
Os preços da gama Mazda3 2022 começam nos 30.704€ (Hatchback) e nos 30.738€ (Sedan).
Mazda MX-5 2022: Melhorias para sublimar a dinâmica
Espelho da excelência dinâmica da Mazda e do conceito Jinba Ittai – automóvel e condutor como uma só entidade – o icónico roadster surge, em 2022, dotado de uma nova tecnologia denominada ‘Kinematic Posture Control’ (KPC). Aplicado não só ao MX-5 com capota soft-top como ao MX-5 RF, de capota metálica integral e elétrica, este sistema reconhece a diferença de velocidades entre as rodas traseiras em curva, aplicando ajustes de travagem instantâneos e ligeiros na roda interior, melhorando o comportamento característico do modelo.
A geração 2022 do Mazda MX-5 assenta nos amplamente reconhecidos blocos 1.5 Skyactiv-G de 132 CV e 2.0 Skyactiv-G de 184 CV, ambos a gasolina, com caixas manual de seis velocidades (ST e RF) e automática (RF). Conta ainda com novos acabamentos, com destaque para a nova cor exterior ‘Platinum Quartz’ e para o interior ‘Terracotta’, com couro Nappa de toque ultra suave. Em complemento e apenas para a versão soft-top, a Mazda disponibiliza uma capota de lona ‘Dark Blue’, exclusivamente associada à nova cor.
Os preços do renovado MX-5 iniciam-se nos 30.872€ (Soft-Top) e nos 33.345€ (RF).
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.