A expectativa é grande para ficar a conhecer o novo SEAT Leon, modelo que será revelado hoje, em Barcelona. No entanto, a marca catalã foi dando a conhecer alguns detalhes do seu novo compacto através de ‘teasers’, o último dos quais com um modelo em estado camuflado para não revelar as suas linhas.
Secretismo é a palavra de ordem na SEAT, que se prepara a passos largos para a revelação do seu novo Leon, modelo de fundamental importância e que apresentará um novo design, mais evoluído com uma forte componente tecnológica.
Para abrir o ‘apetite’ aos entusiastas da marca, a companhia de Martorell revelou um Leon camuflado e o que foi preciso para o conseguir.
Do Cubismo ao Modernismo. A origem da técnica de camuflagem vem de uma tática militar usada em navios durante a Primeira Guerra Mundial, a Camuflagem Dazzle. Esta técnica consistia em pintar com padrões geométricos a preto e branco para desfocar as suas formas e confundir o inimigo.
“Conta a História, que os artistas que criaram estes padrões de camuflagem se inspiraram nas pinturas cubistas. É o mesmo princípio usado para camuflar os veículos” explica Edgar Aneas, especialista em camuflagem de automóveis.
Uma escultura sobre rodas. Neste caso, a inspiração vem da técnica de mosaicos trencadis. “O novo SEAT Leon tem uma grande personalidade e é muito difícil de camuflar, porque é uma escultura sobre rodas que exprime a natureza emocional da SEAT. O Leon nasceu aqui e devido ao relacionamento especial que temos com Barcelona, procuramos sempre inspiração na cidade", explica Jordi Font, Responsável do Desenvolvimento Color&Trim da SEAT.
O desafio de quebrar com os projectos estabelecidos, levou os designers de Color&Trim a realizar vários testes preliminares. O design usado até agora foi sempre a preto e branco. Cada marca tem a sua e algumas até as patenteiam. “Esta é a primeira vez que não usamos camuflagem convencional. Foi um desafio, porque o objetivo principal é distorcer as formas do veículo. Trabalhámos em várias versões para desfocar as linhas, mas queríamos enviar uma mensagem clara – somos de Barcelona, somos Mediterrâneos e somos coloridos. Queremos dar sentido à nossa escultura”, afirma Jordi Font.
Design com tratamento térmico a 45°. A camuflagem não tem só uma função estética, mas também deve suportar as condições climáticas e de condução extremas. O material utilizado é um vinil fundido especial que resiste a estas condições.
Foram usados para este modelo 20 metros quadrados de vinil. Nas janelas e nos faróis, o vinil é microperfurado para permitir que a luz passe e se veja para o exterior, mas não o contrário. O vinil camuflado é aplicado com temperaturas de 45°graus para que se ajuste perfeitamente ao formato do carro.
Quebrar com os moldes tradicionais. Para camuflar um novo modelo, é necessário fazer um estudo preliminar dos elementos mais representativos do veículo e de todas as suas principais alterações. É necessário romper com as linhas e as cores.
As áreas mais complicadas para cobrir com vinil são os espelhos retrovisores, as zonas com curvas e os spoilers. E o que é mais importante camuflar? "Os faróis, a forma das luzes traseiras… São as características esculturais do veículo, o nosso ADN”, afirma Jordi Font.
O novo SEAT Leon será revelado ao final da tarde de dia 28 de janeiro, na cidade de Barcelona.
A SEAT revelou ainda um vídeo para exemplificar este processo aplicado ao novo Leon, que pode encontrar em baixo.
a carregar vídeo
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.