Novo símbolo da Volkswagen: Duas dimensões e sonorizado

10/09/2019

No mesmo salão automóvel em que revelou o ID.3 como porta-estandarte para uma nova geração da eletrificação, a Volkswagen mostrou aquele que é o seu novo símbolo e a nova imagem de marketing para o futuro, simbolizando o início de uma nova era num universo holístico.

A marca alemã reforçou a ideia de que o seu futuro é elétrico, conectado e com uma pegada neutra de carbono, algo que a nova identidade pretende reforçar com uma postura mais moderna e simples, assente num logótipo a preto e branco em duas dimensões.

Esta tarefa de mudança promete ser gigantesca, com a Volkswagen a referir que o realinhamento do design da marca é uma das maiores campanhas mundiais de ‘rebranding’, esperando-se a esta mudança de identidade esteja completa em meados de 2020. O arranque para a transformação está agendado para o próximo dia 16 de setembro e irá afetar 171 mercados, 10 mil infraestruturas de concessionários e parceiros de serviços, num total global de 70 mil logótipos substituídos.

“O novo design da marca representa o início de uma nova era para a Volkswagen. Ao formular novos conteúdos e com novos produtos, a marca está a atravessar uma transformação fundamental rumo a um futuro com emissões neutras de carbono para todos. Este é o momento certo para fazer a nova atitude da nossa marca visível para o mundo exterior”, referiu Jürgen Stackmann, membro do conselho de administração para as Vendas, Marketing e Após-Venda.

70.000

O número de logótipos a mudar pela Volkswagen a nível global nesta campanha de realinhamento comunicativo e presencial.

A nova identidade corporativa da Volkswagen pode ser vista nos novos veículos (de passageiros e comerciais), nos contactos com os clientes e até na apresentação da marca em ambientes virtuais. A marca assinala que a estratégia foi desenvolvida foi uma equipa conjunta das divisões de Design e de Marketing da Volkswagen e não por agências externas, tendo sido produzida num tempo recorde de apenas nove meses.

Como ponto simbólico, o arranque para a aplicação desta nova identidade será feito após a sua colocação na sede da Volkswagen na sede de Wolfsburgo, na Alemanha. Depois, a mudança global será feita de forma suave, aponta a marca, procurando não refletir a transformação em termos de custos.

“Na nova linguagem de design, criámos uma autêntica plataforma de comunicação para a apresentação emocional da eletromobilidade. Estamos a mostrar a Volkswagen do futuro sob os motes de ‘o digital em primeiro lugar’ e ‘sem filtros’”, refere Klaus Bischoff, o diretor de design da Volkswagen.

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Novidade também é o abandono de um lema ou mote de força, surgindo em seu lugar um logótipo sonoro pela primeira vez. A assinatura de cor também será forte, com o logótipo a preto e branco e bidimensional no papel a ganhar outra ‘vida’ na realidade, uma vez que será iluminado nos veículos, nos locais da marca e nos concessionários.

Indo mais ao extremo, a Volkswagen admite até que a partir de agora não irá mais acusar a ambição de procurar o perfeccionismo nas fotos aos seus automóveis, preferindo antes abordar situações potencialmente reais para se aproximar dos seus clientes.

Em Frankfurt

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