Novo SUV da Lynk & Co esgota em pouco mais de dois minutos

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Dois minutos apenas: foi o que bastou para que as unidades de pré-lançamento da nova marca Lynk & Co esgotassem na China, mercado onde esta nova marca que desafia os convencionalismos entra em cena.

Com uma forte presença digital e um foco na conectividade, a Lynk & Co é uma das marcas da Geely, um grupo chinês que detém igualmente a Volvo e que, muito recentemente, anunciou a aquisição da Terrafugia, marca que pretende lançar veículos voadores.

Neste caso, o novo SUV 01 da Lynk & Co demorou apenas dois minutos e 17 segundos até se esgotarem as 6000 unidades colocadas à disposição online com um preço a partir dos 158,800 RMB (cerca de 20.300 euros em conversão direta). É nessa intenção disruptiva que a Lynk & Co pretende marcar a sua força.

A ligação à Volvo acaba por ser útil a esta nova companhia chinesa que também pretende chegar à Europa dentro dos próximos dois anos. Os primeiros modelos da gama 01 estão disponíveis com motores a gasolina derivados dos ‘primos’ suecos, embora no futuro, quando a produção para o ‘Velho Continente’ tiver início, a escolha deva abarcar também propulsores híbridos, dispondo igualmente de mais funções de tecnologia e de conectividade. Os preços também irão refletir essa mesma filosofia, sendo mais altos do que esta primeira coleção (nome utilizado pela marca para descrever este seu lançamento do 01) revelada na China.

“Anunciámos o nascimento da Lynk & Co há exatamente um ano. Agora, apenas 12 meses depois, começamos as vendas do nosso 01, um SUV conectado e partilhável, de maneira recorde. Quer decidam juntar-se online ou através das lojas, prometemos uma experiência única e interessante”, referiu Alain Visser, vice-presidente da Lynk & Co.

“[A experiência] online não podia ser mais simples, replicámos a experiência de loja e a simplicidade de escolha com um ‘explorador’ único em estilo carrossel. Basta pararem no carro que gostam e subscreverem-no online – é assim tão simples, como os clientes chineses comprovaram durante o nosso evento de pré-lançamento. Estamos imensamente orgulhosos da velocidade e escala do nosso lançamento. Prometemos uma atitude disruptiva e mexer com a indústria e, agora, a viagem começa a sério”, acrescentou Visser.

SUV para partilhar

Com a aquisição da Volvo em 2010, a Geely garantiu também um manancial de desenvolvimento tecnológico, que acabou por ajudar a estabelecer as operações da Lynk & Co. Com efeito, estes modelos estão a ser desenvolvidos por uma equipa internacional com base em Gotemburgo, na Suécia, anunciando assim a sua “alma europeia”.

A plataforma é a mesma do XC40, pelo que assim se assegura uma base tecnológica evoluída e eficiente. O 01 destaca-se, ainda, por dispor de funcionalidades como uma Interface de Programação de Aplicações (API) aberta – a primeira do género na indústria automóvel – e um modelo de partilha que permite aos clientes disponibilizarem, com o mero toque num botão, o seu carro a outros condutores. Descrito como um ‘smartphone sobre rodas’, o Lynk & Co 01 surge de série com um grande ecrã tátil central, sempre ligado à Internet e à ‘nuvem’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.