A SEAT já tem nove nomes pré-escolhidos para o seu terceiro SUV, cujas vendas terão início em 2018, juntando-se assim ao Ateca e ao Arona.

Numa demonstração de interactividade com os seus fãs em todo o mundo, a SEAT lançou o desafio a todos de apresentarem propostas de nomes para o seu novo modelo, tendo de respeitar alguns critérios, o mais importante dos quais o de respeitar a tradição de fazer alusão a uma localidade espanhola.

A iniciativa #SEATseekingName acabou por gerar nove propostas que foram selecionadas para dar nome ao terceiro SUV, selecionados entre 10.130 propostas recebidas, que vão ter a oportunidade de se tornar um dos finalistas a 12 de setembro.

Em cima da mesa estarão, assim, as denominações Abrera, Alboran, Aran, Aranda, Avila, Donosti, Tarifa, Tarraco e Teide.

As nove propostas semifinalistas passaram com sucesso nas três diferentes etapas definidas pela SEAT, que foram cuidadosamente supervisionadas por especialistas da empresa assim como por uma agência externa de nomeação e uma de propriedade industrial e intelectual.

As denominações propostas cumpriram assim com os ‘Valores da Marca e características do produto’, ‘Critérios Linguísticos’ (verificação linguística para garantir a fácil pronunciação em diferentes línguas e conotações positivas) e, por fim, ‘Critérios Legais’ (validade jurídica a nível internacional para evitar, por exemplo, que os nomes já tivessem sido registados por outras marcas em qualquer um dos mercados onde a SEAT opera). Nesta última etapa, a marca recorreu a um especialista em propriedade industrial e intelectual colaborou nesta terceira e última etapa.

A partir de agora, a SEAT vai organizar diversos focus groups nos seus principais mercados e realizar testes em diferentes países onde comercializa os seus veículos, para selecionar pelo menos três finalistas entre os nove nomes pré-selecionados.

De acordo com Luca de Meo, presidente da SEAT, esta iniciativa traduziu-se num enorme sucesso “que conseguiu envolver mais de 130.000 pessoas de 106 países e conectar a marca com a sociedade espanhola e com os fãs em todo o mundo”.

A marca vai apresentar os nomes dos finalistas durante uma conferência de imprensa no Salão de Frankfurt, a 12 de setembro. A partir dessa data e até 25 de setembro, os interessados poderão votar no nome favorito em seat.com/seekingname e seat.es/buscanombre, o nome que receber mais votos será o vencedor. A SEAT vai revelar o nome do novo SUV antes de 15 de outubro.

O terceiro SUV da SEAT vai continuar a tradição de nomear os seus modelos com topónimos espanhóis, que começou em 1982 com o Ronda, até ao mais recente Arona, apresentado em Barcelona no passado dia 26 de junho. Apenas o Mii escapou a esta lógica…