As séries em que os automóveis são heróis não são muito comuns, mas no Japão pelo menos duas ganharam estatutos de culto: ‘Initial D’ e ‘Wangan Midnight’. Se esta última tinha como protagonista um Nissan Fairlady Z, a primeira era um autêntico ‘festival’ da cultura automóvel japonesa na qual o protagonista era um Toyota Corolla AE86 (Sprinter Trueno) conduzido por um jovem prodígio do drift, Takumi Fujiwara.

A série tornou-se popular não só no Japão, mas em muitos outros países, a reboque também do surgimento das ideias de tuning e das corridas nas montanhas nipónicas, com o AE86 a ser visto então também como um modelo com competência extraordinária para as provas de drift.

Aproveitando a notoriedade que a série trouxe aos seus carros, a Toyota inspirou-se naquela animação para uma série de anúncios publicitários para o novo GR86, modelo que se inspira muito concretamente no legado do AE86 (‘hachi roku’, o termo japonês para ‘86’), conduzido por Fujiwara.

Porém, o seu rival é, nada mais, nada menos, do que o mundialmente conhecido ‘Drift King’, o japonês Keiichi Tsuchiya, que surge nos anúncios ao volante do GR86 com o intuito de bater o clássico AE86. Tsuchiya é um ex-piloto de drift e de competição ao mais alto nível, tendo participado até nas 24 Horas de Le Mans com a Honda.

A série de três anúncios conta uma história de forma muito sucinta em que ambos os condutores acabam por se encontrar para uma ‘batalha’ de drift em montanha com Takumi Fujiwara e ‘DK’ Tsuchiya a mostrarem do que são capazes. Quem ganha?