Publicidade Continue a leitura a seguir

O céu é o caminho: AIR4 é um veículo voador inspirado no Renault 4L

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para concluir as celebrações do 60º aniversário do Renault 4, a marca decidiu associar-se ao centro de design especializado em mobilidade, TheArsenale, para criar um concept futurista, que reinterpreta este icónico modelo em formato de veículo voador, o AIR4.

O ano de 2021 marca o 60º aniversário do Renault 4L, um automóvel que vendeu mais de oito milhões de unidades, em pelo menos 100 países e ao longo de um período de mais de 30 anos. Números que ajudam a explicar a razão de ser do 4L como um verdadeiro ícone.

O Renault 4 original era um automóvel simples, eficiente e versátil, que foi construído entre 1961 e 1992. Um automóvel “blue jeans”, como o antigo Presidente do Grupo Renault, Pierre Dreyfus, costumava descrevê-lo. A fórmula foi ‘repescada’ nesta associação entre a marca francesa e o TheArsenale, num projecto único, o AIR4 que nasce da constatação de que o tráfego está a aumentar e que o caminho a seguir é… o céu.

Em termos de design, o AIR4 resultou numa reinterpretação deste ícone retro pelo TheArsenale, longe da atual linguagem de design automóvel. O veículo, inteiramente feito de fibra de carbono, mantém as mesmas linhas e dimensões do 4L original, mas apresenta novas capacidades dinâmicas. A rigidez foi completamente revista para incluir novos conceitos, tais como impulso ou elevação, o que exigiu horas de cálculos e testes. Baseando-se em técnicas de desenho generativo, que tiram partido da inteligência artificial, os engenheiros de TheArsenale testaram terabytes de dados para melhorar e afinar as ideias dos designers, mesmo antes de iniciar os primeiros ensaios no mundo real.

Agora sem rodas

O AIR4 não tem rodas. Em vez disso possui quatro hélices de duas pás, uma em cada canto do veículo. O chassis assenta no meio do quadro onde também ficam os rotores e o condutor pode aceder e sentar-se na cabina do veículo, levantando a concha reimaginada do Renault 4, que é articulada na sua zona frontal.

Do ponto de vista técnico, o AIR4 é alimentado por baterias de polímeros de lítio de 22.000 mAh, que geram uma potência total de 90.000 mAh. O veículo conta com uma velocidade máxima horizontal de 26 m/s, com uma inclinação de 45° durante os voos, e uma inclinação máxima de até 70°. Pode voar até uma altitude de 700 metros, com uma velocidade de descolagem de 14m/s, limitada a 4 m/s por razões de segurança, e uma velocidade de aterragem de 3 m/s. Por último, mas não menos importante, o AIR4 oferece um impulso vectorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

“Após um ano de celebração, quisemos criar algo não convencional para encerrar o 60º aniversário da 4L”, destaca Arnaud Belloni, Director de Marketing Global da Renault. “Esta colaboração com TheArsenale surgiu naturalmente. O protótipo de automóvel voador AIR4 é algo ainda não visto e um piscar de olhos de como este ícone poderia ficar daqui a outros 60 anos”.

Das estradas para o céu

O TheArsenale mantém o pressuposto de que os ícones da cultura automóvel são eternos, sendo este o primeiro produto da divisão Road to Air (Das Estradas para o Céu) daquela companhia, que prevê que a futura rede de transporte esteja no céu. O AIR4 é uma criação de Patrice Meignan, CEO e fundador da TheArsenale, que procurou criar um novo tipo de veículo que provoca emoção, estabelece uma identidade de marca e oferece prazer.

a carregar vídeo

“Tenho dedicado a minha vida à paixão pela mobilidade e exploro continuamente todos os aspectos do mundo em movimento”, afirma Patrice Meignan. “Após 25 anos de investigação de olhos postos no futuro, acreditamos que os ícones da cultura automóvel são eternos, seja na terra ou no ar. Durante 60 anos, o Renault 4 tem sido conduzido por pessoas comuns, que o tornam extraordinário. É um automóvel que simboliza a aventura: é simples, prático, útil e tão moderno quanto retro. A maioria dos condutores dirão que este lhes permite viajar de forma diferente e viver uma aventura. Com o AIR4 do TheArsenale, o Renault 4 está pronto para uma das suas maiores aventuras até ao momento”.

Após a apresentação em formato digital, o AIR4 será exibido ao público até ao final do ano no Atelier Renault, nos Campos Elíseos, juntamente com outras versões históricas do Renault 4. A partir de 2022, a AIR4 chegará a solo americano, em Miami e depois em Nova Iorque, antes de uma paragem rápida em Macau.