O Chrysler New Yorker que pertenceu ao ex-presidente Harry Truman

23/07/2022

O Chrysler New Yorker foi durante vários anos o topo de gama da marca norte americana, estando em produção desde 1940 até 1996, oferecendo o que de melhor havia em termos de conforto e equipamento. Até ao seu fim, em 1996, o New Yorker foi o modelo americano com maior duração no mercado.

Devido ao seu requinte, não é de estranhar que fosse o automóvel escolhido por altos cargos políticos e até mesmo por Presidentes dos EUA, como foi o caso de Harry Truman, o 33º Presidente, que assumiu o cargo após a morte de Franklin Roosevelt, e aquele que no seu mandato viu a Segunda Guerra Mundial acabar.

Truman tinha como automóvel pessoal um Chrysler New Yorker da quarta geração, que esteve em produção apenas em 1955 e 1956, disponível em várias carroçarias e dois motor V8, o FirePower de 5,4 litros de cilindrada e o Hemi de 5,8 litros de cilindrada, ambos acoplados a uma caixa automática de duas velocidades para os modelos de 1955, ou de três velocidades para os modelos de 1956.

Presente neste artigo está o Chrysler New Yorker Deluxe de 1955 que pertenceu a Harry Truman, equipado com o motor de 5,4 litros com carburador de quádruplo corpo, que produz 250cv de potência, acoplado a uma caixa automática Powerflite de duas velocidades. Foi adquirido quando Truman saiu do governo e serviu como automóvel do seu dia a dia, assim como o automóvel de casamento da sua filha, em 1956.

Após vários anos em exposição no Harry S. Truman Presidential Library, na cidade de Independence, no estado do Missouri, está agora à venda no Classic Auto Mall, na Pensilvânia, por 83.500 dólares, cerca de 82.125 euros.

Texto: Tiago Nova/Jornal dos Clássicos

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.