Num esforço verdadeiramente notável, as duas companhias trabalharam em proximidade para a conceção de um Chiron muito especial, em escala 1:1, com a divisão Technic da Lego a assumir a autoria da construção deste modelo. A ideia foi aliás, originária, da mente da equipa de design da Lego Technic, depois de o designer Aurélien Rouffiange e a sua equipa terem concebido a versão à escala 1:8. A questão seguinte foi: ‘porque não uma versão à escala rela e funcional?’.
O teste mais difícil e extremo, decidiram, seria produzir um carro em tamanho real e funcional. Melhor ainda se fosse um Bugatti Chiron, um dos modelos mais exclusivos e cobiçados do mundo com um preço a rondar os dois milhões de euros.
A produção do Chiron Technic teve lugar em Kladno, na República Checa, onde existe um departamento da Lego especialista na conceção de parques de diversões Legoland e figuras de grandes dimensões para lojas mais complexas em todo o mundo. De acordo com a marca de peças que faz sonhar crianças e adultos, “se alguém poderia fazer da ideia uma realidade eram eles”.
Rapidamente, angariaram uma equipa de 16 especialistas das áreas de design, mecânica e eletrónica, que recorreram a mais de um milhão de peças Lego Technic (de 339 tipos diferentes) para a construção do Chiron, exigindo cerca de 13 mil horas de trabalho (englobando ainda a fase de desenvolvimento). Sem cola a unir as peças, é mesmo o encaixe dos múltiplos elementos a garantir a sustentabilidade do Chiron, com um peso em redor os 1500 kg.
Mas, noutra particularidade, este modelo conta com um motor de 5.3 CV e 92 Nm de binário, o que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 20 km/h. Noutros apontamentos, dispõe de luzes LED, volante amovível e spoiler traseiro funcional – tudo em Lego – que aumentam a exclusividade desta unidade.Para testar todo o conjunto, a Lego pediu o auxílio de Andy Wallace, conhecido piloto de competição (foi vencedor das 24 Horas de Le Mans) e também de testes que foi mesmo um dos responsáveis pelo desenvolvimento dinâmico do Chiron. O real, claro. Assim, modelo e piloto marcaram encontro em Ehra Lessien, pista de testes junto a Wolfsburgo, na Alemanha, para colocar os primeiros metros de estrada nas rodas, que são do mesmo tamanho das do original. Este Chiron foi também o primeiro modelo da Lego Technic a ter propulsão própria.
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