Aquela que é uma das imagens de marca da cidade de Hanói, no Vietname, pode ter os dias contados. O governo local anunciou a sua intenção de banir todas as motos do interior da cidade de Hanói até 2030, numa medida que pretende incentivar a utilização dos transportes públicos e melhorar a questão ambiental.

Inicialmente, a data prevista para a proibição dos motociclos na capital vietnamita era 2025, mas face à contestação dos residentes e utilizadores locais de motos, o governo decidiu adiar a entrada em vigor dessa norma para cinco anos mais tarde, ou seja, 2030.

O anúncio, feito em agosto de 2016, esteve longe de ser pacífico, estabelecendo-se desde logo uma forte oposição aos planos do governo, que pretende ‘limpar’ a cidade dos cerca de 5 milhões de motos que existem nas ruas da cidade para que se possam criar mais transportes públicos e uma rede de metropolitano para conveniência dos habitantes locais.

De acordo com as estimativas locais, citadas pelo Thanh Nien News, o número de motos pode crescer até aos 7 milhões em 2020, colocando assim um claro desafio ao nível ambiental, tanto mais que a cidade é uma das que figura constantemente no ranking das mais poluídas do mundo e onde a qualidade do ar é mais perigosa.

Assim, havendo neste momento 1.000 autocarros ao serviço da população, o objetivo é que esse número cresça, num plano que envolve igualmente a criação de seis linhas de metropolitano, três de novos percursos de autocarro e 18 novas pontes

Não existem, contudo, planos para limitar a circulação de veículos automóveis na cidade de Hanói.

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