Os veículos elétricos trouxeram consigo uma nova tónica de silêncio na mobilidade, uma vez que as motorizações 100% elétricas não emitem ruído, embora uma nova diretiva da União Europeia obrigue os carros a emitirem um som de alerta quanto à sua presença.

Sem terem a sonoridade de uma mecânica de combustão interna, as marcas observam aqui um novo leque de possibilidades, como demonstra a BMW com o seu novo Vision M NEXT, revelado na semana passada e que mostra como os desportivos podem ter um som… cinematográfico.

a carregar vídeo

A marca bávara aliou-se ao conhecido compositor Hans Zimmer, conhecido pelo seu trabalho em dezenas de grandes filmes de Hollywood, como o ‘Interstellar’ ou ‘Inception’, apenas para citar alguns, para conceberem a sonoridade dos elétricos do futuro. Uma fórmula inesperada que resulta interessante por ser uma vertente que também produz emoções em aliança com a própria condução.

“O som sempre foi um elemento chave no meu panorama emocional mesmo antes de saber que iria ganhar a vida como músico e compositor. E o som de um carro tem uma ressonância especial. Os meus amigos e eu jogávamos um jogo em que tentávamos adivinhar a marca e modelo de cada carro que passava sem olhar – e eu geralmente ganhava”, refere Zimmer no site oficial da marca bávara, que também admite ter crescido “com BMW na minha família e, quando era miúdo, deitado na cama à noite no escuro, o som do carro dos meus pais a chegar a casa à noite não só ‘falava’ de potência e beleza, mas também de segurança e de conforto, que é um sentimento de tranquilidade de que tudo estava bem com o mundo”.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.