A evolução dos automóveis é hoje tão acelerada que pensar nos primórdios desta indústria parece remeter para um tempo e espaço muito estranhos.

Muitas das situações que hoje são dadas por adquiridas, como a existência de faixas de rodagem ou a separação entre peões e os veículos de forma mais clara eram no início do século XX apenas ilusões futuristas que não tinham lugar no dia-a-dia.

Para se perceber melhor como era conduzir nos primeiros tempos dos automóveis, sobretudo na azáfama da cidade, surgiu online um vídeo que mostra, na primeira pessoa, a rotina de condução na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos da América, há mais de 100 anos, mais concretamente em 1906.

Neste caso, a câmara vai montada num elétrico, mas fica desde logo patente o aparente caos nas ruas, com veículos de tração animal e motorizada a conviver com elétricos e peões que atravessam a estrada sem grandes entraves. Um documento histórico, sobretudo, de como se viveram os primeiros tempos da indústria automóvel nos EUA.